Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade do leite humano ordenhado em banco de leite e no domicílio Please cite this article as: Borges MS, Oliveira AM, Hattori WT, Abdallah VO. Quality of human milk expressed in a human milk bank and at home. J Pediatr (Rio J). 2018;94:399-403. ,☆☆ ☆☆ Trabalho vinculado à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Uberlândia, MG, Brasil.

Resumo

Objetivo:

Avaliar a qualidade do leite humano ordenhado em domicílio e no Banco de Leite Humano.

Métodos:

Estudo retrospectivo, feito por meio da avaliação dos registros da acidez titulável e dos resultados de cultura microbiológica de 100 amostras de leite humano ordenhado em domicílio e em um Banco de Leite Humano, no ano de 2014. Para análises estatísticas foram utilizadas as Equações de Estimação Generalizadas (Generalized Estimating Equations - GEE) e o teste Qui-quadrado.

Resultados:

Na comparação dos dois grupos de amostras, não foi detectada diferença significativa, sendo que 98% e 94% das amostras foram aprovadas entre as coletadas no Banco de Leite e em domicílio, respectivamente. Não foi observado efeito principal de interação entre local e grau de acidez titulável (p = 0,285) e não se constatou diferença estatisticamente significante entre os valores observados e esperados para associação entre local de coleta e o resultado da cultura microbiológica (p = 0,307).

Conclusões:

A qualidade do leite humano ordenhado em domicílio e no Banco de Leite Humano estão de acordo com o padrão preconizado, comprovando que a ordenha de leite humano em domicílio é tão segura quanto a ordenha no Banco de Leite Humano, desde que sejam seguidas as normas de higiene, conservação, armazenamento e transporte estabelecidas.

PALAVRAS-CHAVE
Leite humano; Extração de leite; Bancos de Leite; Habitação; Controle de qualidade

Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br