Acessibilidade / Reportar erro

Limites de perda de peso para detecção de hipernatremia precoce em recém-nascidos Como citar este artigo: Ferrández-González M, Bosch-Giménez V, López-Lozano J, Moreno-López N, Palazón-Bru A, Cortés-Castell E. Weight loss thresholds to detect early hypernatremia in newborns. J Pediatr (Rio J). 2019;95:689-95.

RESUMO

Objetivo:

A literatura indica um único ponto de corte universal na perda de peso após o nascimento para risco de hipernatremia, sem considerar outros fatores. Nosso objetivo foi criar e validar internamente pontos de corte para o percentual de perda de peso associado ao risco de hipernatremia considerando fatores de risco.

Métodos:

Foi feito um estudo prospectivo que incluiu 165 neonatos com idade gestacional ≥ 35 semanas, acompanhados por três dias. A principal variável de resultado foi hipernatremia leve ou moderada (sódio sérico ≥ 145 mmol/L). As variáveis secundárias (fatores de risco) foram variáveis maternas e dos neonatos. Um modelo multivariado de regressão logística foi criado para diagnosticar hipernatremia, obteve sua probabilidade e o ponto de corte discriminativo ideal para hipernatremia (análise da Característica de Operação do Receptor). Com base nesse ponto, obtivemos então os valores limites de perda de peso de acordo com as outras variáveis. Esses valores foram internamente validados por.

Resultados:

Há 51 casos (30,9%) de hipernatremia. O percentual de perda de peso para neonatos hipernatrêmicos foi 8,6% e 6,0% para o restante. As variáveis associadas no modelo multivariado incluíram maior perda de peso, sexo masculino, maior nível de escolaridade, multiparidade e cesárea. O modelo apresentou uma área sob a curva da Característica de Operação do Receptor de 0,84 (sensibilidade = 77,6%; especificidade = 73,2%). Valores semelhantes foram obtidos na validação da bootstrapping. O menor percentual de perda de peso foi 4,77% para cesárea em neonatos do sexo masculino de mães com maior nível de escolaridade.

Conclusões:

Os valores percentuais de perda de peso dependem do tipo de parto, paridade, sexo do recém-nascido e nível de escolaridade materna. São necessários estudos externos para validar esses valores.

Palavras-chave
Recém-nascido; Desidratação; Hipernatremia; Perda de peso

Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br