Acessibilidade / Reportar erro

Sono e desenvolvimento pondero-estatural Como citar este artigo: El Halal CS, Nunes ML. Sleep and weight-height development. J Pediatr (Rio J). 2019;95:S2-S9.

Resumo

Objetivos:

O objetivo deste artigo é descrever a associac¸ão entre a durac¸ão de sono e o desenvolvimento pondero-estatural entre crianc¸as e adolescentes.

Fontes de dados:

Foi realizada uma busca não-sistemática na base de dados MEDLINE utilizando os termos antropometria, composic¸ão corporal, sobrepeso, obesidade, índice de massa corporal, crescimento, comprimento, baixa estatura, sono, crianc¸as, lactentes e adolescentes, limitadas aos últimos cinco anos. As referências citadas nos artigos revisados também foram, conforme relevância, revisados.

Síntese dos dados:

Distúrbios do sono são prevalentes na população pediátrica. Dentre eles, a insônia, que cursa com redução do tempo total de sono, é a mais prevalente. Evidências presentes na literatura atual permitem apontar que a redução do tempo de sono tem um papel na pandemia atual de sobrepeso e obesidade. Os estudos que associam a privação de sono com déficit no crescimento estatural ainda são insuficientes.

Conclusões:

A associação entre menor duração de sono e risco para sobrepeso e obesidade está bem estabelecida para todas as faixas etárias da pediatria. Entretanto, maiores evidências são necessárias para que se possa estabelecer uma associação entre duração insuficiente de sono e déficit no crescimento estatural. O médico pediatra deve incluir nas suas orientações de rotina o estímulo a hábitos de sono saudáveis como coadjuvante na prevenção e manejo do excesso de peso.

PALAVRAS-CHAVE
Composição corporal; Índice de massa corporal; Crescimento; Sono; Crianças; Adolescentes

Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br