Spittle et al.3131 Spittle AJ, Treyvaud K, Lee KJ, Anderson PJ, Doyle LW. The role of social risk in an early preventative care programme for infants born very preterm: a randomized controlled trial. Dev Med Child Neurol. 2018;60:54-62. (2018) |
VIBeS Plus - dois componentes: (1) estratégias para promover ambiente enriquecido, brincadeiras positivas, marcos gerais de desenvolvimento, alimentação, sono e bem-estar dos pais, (2) conteúdo específico que foi direcionado ao bebê e à família com base em metas e/ou preocupações identificadas pelos pais. |
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Nº de sessões: 9 sessões após alta. Idade: primeiros 12 meses |
Grupo de controle e intervenção receberam cuidados padronizados: incluía o acesso à enfermeira de saúde infantil e ao serviço de intervenção precoce, caso fosse considerado apropriado pela equipe de saúde da criança. |
Van Hus et al.3232 Van Hus JW, Jeukens-Visser M, Koldewijn K, Holman R, Kok JH, Nollet F, et al. Early intervention leads to long-term development improvements in very preterm infants, especially infants bronchopulmonary dysplasia. Acta Paediatr. 2016;105:773-81. (2016) |
IBAIP - oferecer suporte a competência regulatória da criança e múltiplas funções do desenvolvimento por meio da interação criança-pais. Baseado no modelo Síncrono-Ativa de organização comportamental do neonato, guiada pela Infant Behavioral Assessment, roteiro de observação sistemática para registro e interpretação dos comportamentos de comunicação do bebê. |
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Nº de sessões: 7 a 9 sessões (1 antes da alta hospitalar e 6 a 8 sessões de visitas domiciliares). Idade: primeiros 6 meses. |
Cuidados habituais: incluindo encaminhamento para fisioterapia pediátrica regular se fosse julgado necessário pelo pediatra. |
Chang et al.3939 Chang SM, Grantham-McGregor SM, Powell CA, Vera-Fernadez M, Lopez-Boo F, Baker-Henningham H, et al. Integrating a parenting intervention with routine primary health care: a cluster randomized trial. Pediatrics. 2015;136:1-11. (2015) |
Development Media International, Londres, Reino Unido - demonstração com uso de filmes dos comportamentos que a intervenção gostaria de estimular, seguida de discussão e demonstração das atividades visualizadas. As mães praticavam as atividades com as suas crianças e eram encorajadas a fazê-las em casa. |
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Nº de sessões: 5 sessões ambulatoriais feitas após alta. Idade: 3, 6, 9,12 e 18 meses de idade. |
Cuidados habituais: não especificados pelo estudo. |
Wu et al.3636 Wu YC, Leng CH, Hsieh WS, Hsu CH, Chen WJ, Gau SF, et al. A randomized controlled trial of clinic-based and home-based interventions in comparison with usual care for preterm infants: effects and mediators. Res Dev Disabil. 2014;35:2384-93. (2014) |
Consistia em dois grupos de intervenção que no mesmo programa, diferenciados apenas quanto à localização: um era feito no hospital e o outro no domicílio. Intervenção com enfoque na díade criança-pais e consultas clínicas. Antes da alta hospitalar, a intervenção foi guiada por princípios da Teoria Síncrono-Ativa e Cuidado Centrado na Família. Após a alta, Teoria dos Sistemas Biossociais. |
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Nº de sessões: 13 sessões (5 sessões antes da alta e 8 sessões após a alta). Idade: 36, 38 e 40 semanas antes da alta e na 1ª semana após alta, 1, 2, 4, 6, 9 e 12 meses de idade após a alta. |
Cuidados habituais de desenvolvimento que consistiam em intervenções intra-hospitalares com foco na criança e visita clínica neonatal. |
Wallanderet al.55 Wallander JL, Bann CM, Biasini FJ, Goudar SS, Pasha O, Chomba E, et al. Development of children at risk for adverse outcomes participating in early intervention in developing countries: a randomized controlled trial. J Child Psychol Psychiatry. 2014;55:1251-9. (2014) |
Partners for Learning - abrange as áreas cognição, motor fino e grosso, social, autoajuda e linguagem. Os pais foram treinados a realizar atividades adequadas ao desenvolvimento da criança e as praticavam na presença do profissional, que dava o retorno. Os pais receberam cartões que descreviam as atividades e foram encorajados a aplicar as atividades no cotidiano com a criança, até a próxima visita domiciliar. |
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Nº de sessões: 72 sessões. Idade: primeiros 3 anos. |
Visitas domiciliares: currículo da OMS (2014) que abordou, por exemplo, amamentação, nutrição, higiene e vacinação. |
Bann et al.3838 Bann C, Wallander JL, Do B, Thorsten V, Pasha O, Biasini FJ, et al. Home-based early intervention and the influence of family resources on cognitive development. Pediatrics. 2016;137:1-11. (2016) |
Partners for Learning -mesmas características mencionadas no estudo de Wallander et al.55 Wallander JL, Bann CM, Biasini FJ, Goudar SS, Pasha O, Chomba E, et al. Development of children at risk for adverse outcomes participating in early intervention in developing countries: a randomized controlled trial. J Child Psychol Psychiatry. 2014;55:1251-9. (2014). |
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Nº de sessões: 72 sessões. Idade: primeiros 3 anos. |
Mesmas características do estudo de Wallander et al. 55 Wallander JL, Bann CM, Biasini FJ, Goudar SS, Pasha O, Chomba E, et al. Development of children at risk for adverse outcomes participating in early intervention in developing countries: a randomized controlled trial. J Child Psychol Psychiatry. 2014;55:1251-9. (2014). |
Spittle et al.2121 Spittle AJ, Anderson PJ, Lee KJ, Ferreti C, Eeles AA. Preventive care at home for very preterm infants improves infant and caregiver outcomes at 2 years. Pediatrics. 2010;126:171-8. (2010) |
VIBeS Plus - mesmas características mencionadas no estudo Spittle et al.3121 Spittle AJ, Anderson PJ, Lee KJ, Ferreti C, Eeles AA. Preventive care at home for very preterm infants improves infant and caregiver outcomes at 2 years. Pediatrics. 2010;126:171-8. (2018). |
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Nº de sessões: 9 Sessões após alta hospitalar. Idade: primeiros 12 meses. |
Mesmas características do estudo Spittle et al.3131 Spittle AJ, Treyvaud K, Lee KJ, Anderson PJ, Doyle LW. The role of social risk in an early preventative care programme for infants born very preterm: a randomized controlled trial. Dev Med Child Neurol. 2018;60:54-62. (2018). |
Koldewijn et al.3333 Koldewijn K, Wassenaer AV, Wolf MJ, Meijssen D, Houtzager B, Beelen A, et al. A neurobehavioral intervention and assessment program in very low birth weights infants: outcomes at 24 months. J Pediatr. 2010;156:359-65. (2010) |
IBAIP - As mesmas características mencionadas no estudo Van Hus et al.3232 Van Hus JW, Jeukens-Visser M, Koldewijn K, Holman R, Kok JH, Nollet F, et al. Early intervention leads to long-term development improvements in very preterm infants, especially infants bronchopulmonary dysplasia. Acta Paediatr. 2016;105:773-81. (2016). |
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Nº de sessões: 7 a 9 sessões (um antes da alta e 6 a 8 sessões domiciliares). Idade: primeiros 6 meses. |
Mesmas características do estudo Van Hus et al.3232 Van Hus JW, Jeukens-Visser M, Koldewijn K, Holman R, Kok JH, Nollet F, et al. Early intervention leads to long-term development improvements in very preterm infants, especially infants bronchopulmonary dysplasia. Acta Paediatr. 2016;105:773-81. (2016). |
Nordhov et al.3434 Nordhov SM, Ronning JA, Dahl LB, Ulvund SE, Tunby J, Kaarensen PI. Early intervention improves cognitive outcomes for preterm infants: randomized controlled trial. Pediatrics. 2010;126:1088-94. (2010) |
Mother-Infant Transaction Program - versão modificada: abordou aspectos como os reflexos da criança, a auto^rregulação, sinais de angústia e estados predominantes da criança e ajuste ao ambiente doméstico, interações entre os pais e a criança, como orientar e estimular a criança, e discussão e avaliação do programa de intervenção. |
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Nº de sessões: 11 sessões (7 sessões antes da alta e 4 visitas domiciliares). Idade: 3, 15, 30 e 90 dias após alta. |
Cuidado habitual para alta: exame clínico, treinamento massagem infantil feita por fisioterapeuta Ambos os grupos tinham acesso ao follow-up após alta. |
Koldewijn et al.2020 Koldewijn K, Wolf MJ, Wassenaer AV, Meijssen D, Sonderen LV, Baar AV, et al. The infant behavioral assessment and intervention program for very low birth weight infants at 6 months corrected age. J Pediatr. 2009;154:33-8. (2009) |
IBAIP - as mesmas características mencionadas do estudo Van Hus et al.3232 Van Hus JW, Jeukens-Visser M, Koldewijn K, Holman R, Kok JH, Nollet F, et al. Early intervention leads to long-term development improvements in very preterm infants, especially infants bronchopulmonary dysplasia. Acta Paediatr. 2016;105:773-81. (2016). |
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Nº de sessões: 7 a 9 sessões (um antes da alta e 6 a 8 sessões domiciliares). Idade: primeiros 6 meses. |
As mesmas características do estudo Van Hus et al.3232 Van Hus JW, Jeukens-Visser M, Koldewijn K, Holman R, Kok JH, Nollet F, et al. Early intervention leads to long-term development improvements in very preterm infants, especially infants bronchopulmonary dysplasia. Acta Paediatr. 2016;105:773-81. (2016). |
Peters et al.3737 Peters KL, Rosychukc RJ, Hendson L, Coté JJ, McPherson C, Tyebkhan JM. Improvement of short- and long-term outcomes for very low birth weight infants: Edmonton Nidcap Trial. Pediatrics. 2009;124:1-14. (2009) |
NIDCAP - Caracterizada pela observação do comportamento do bebê. Encoraja o envolvimento dos pais guiado pelo bebê e requer que os pais respondam aos comportamentos individuais do bebê, sejam mais flexíveis nos cuidados e modifiquem o ambiente de acordo com os comportamentos observados. |
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Nº de sessões: 7 sessões (feitas na UTI). Idade: não informada |
Cuidado habitual que incluiu posicionamento, método canguru, mas sem a intervenção e observação comportamental. |
Kaaresen et al.3535 Kaaresen PI, Ronning JA, Tunby J, Nordhov SM, Ulvund SE, Dahl LB. A randomized controlled trial of an early intervention program in low birth weight children: outcome at 2 years. Early Hum Dev. 2008;84:201-9. (2008) |
Mother-Infant Transaction Program - versão modificada, mesmas características mencionadas no estudo de Nordhov et al.3434 Nordhov SM, Ronning JA, Dahl LB, Ulvund SE, Tunby J, Kaarensen PI. Early intervention improves cognitive outcomes for preterm infants: randomized controlled trial. Pediatrics. 2010;126:1088-94. (2010). |
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Nº de sessões: 11 sessões (7 sessões antes da alta e 4 visitas domiciliares). Idade: 3, 15, 30 e 90 dias após alta. |
As mesmas características do estudo de Nordhov et al.3434 Nordhov SM, Ronning JA, Dahl LB, Ulvund SE, Tunby J, Kaarensen PI. Early intervention improves cognitive outcomes for preterm infants: randomized controlled trial. Pediatrics. 2010;126:1088-94. (2010) |