Acessibilidade / Reportar erro

Crescimento e desenvolvimento e seus determinantes ambientais e biológicos Como citar este artigo: da Rocha Neves K, de Souza Morais RL, Teixeira RA, Pinto PA. Growth and development and their environmental and biological determinants. J Pediatr (Rio J). 2016;92:241-50.

Resumo

Objetivo

Investigar o crescimento e desenvolvimento cognitivo/linguagem de crianças e seus determinantes ambientais e biológicos.

Método

Estudo transversal, correlacional preditivo, com todas as 92 crianças entre 24-36 meses, frequentadoras da rede municipal de educação infantil de uma cidade no Vale do Jequitinhonha, ano 2011. Traçou-se o perfil econômico utilizando-se o questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. O perfil sociodemográfico e saúde materno-infantil por questionário próprio. Elegeu-se o indicador estatura/idade para representar o crescimento. O desenvolvimento cognitivo/linguagem foi avaliado por meio do Bayley Scale of Infant and Toddler Development. Avaliou-se os ambientes educacionais pelo Infant/Toddler Environment Scale, e o ambiente domiciliar pelo Home Observation for Measurement of the Environment. Aferiu-se a qualidade da vizinhança através de questionário próprio. Foram realizadas análises de regressão linear multivariada.

Resultados

As famílias eram predominantemente da classe D com baixa escolaridade dos pais. A prevalência de déficit de estatura foi 14,1%; desenvolvimento abaixo da média na linguagem 28,6% e cognitivo 28,3%. As instituições educacionais classificaram-se como inadequadas e 69,6% dos domicílios como de risco para o desenvolvimento. Aspectos como, disponibilidade de praças e farmácias e segurança foram aspectos de pior pontuação no ambiente vizinhança. Variáveis biológicas demonstraram maior associação com o crescimento e variáveis ambientais ao desenvolvimento.

Conclusão

Observou-se elevado déficit de estatura e de resultados abaixo da média para desenvolvimento cognitivo/linguagem entre as crianças participantes. Fatores ambientais e biológicos relacionaram-se tanto ao crescimento quanto ao desenvolvimento. Entretanto, variáveis biológicas demonstraram maior associação com o crescimento e variáveis ambientais com o desenvolvimento.

Keywords
Failure to thrive; Child development; Child health

Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br