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Sintomas de ansiedade e depressão em crianças com transtorno do desenvolvimentoda coordenação: uma revisão sistemática Como citar este artigo: Draghi TT, Cavalcante Neto JL, Rohr LA, Jelsma LD, Tudella E. Symptoms of anxiety and depression in children with developmental coordination disorder: a systematic review. J Pediatr (Rio J). 2020;96:8-19.

Resumo

Objetivo

Encontrar evidências dos sintomas de ansiedade/depressão em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação em comparação com seus pares com desenvolvimento típico, a nível individual bem como em grupo, e identificar quantas ferramentas diferentes são utilizadas para medir a ansiedade e/ou depressão.

Métodos

Pesquisa eletrônica em oito bases de dados (PubMed/Medline, Scopus, Web of Science, Eric, PsycINFO, Embase, Scielo e Lilacs), utilizando as seguintes palavras-chave: ‘Developmental Coordination Disorder’, ‘Behavioral Problems’, ‘Child’, ‘Anxiety’, ‘Depression’, ‘Mental Health’ e ‘Mental Disorders’. A qualidade metodológica foi avaliada pela escala de Newcastle-Ottawa (NOS) adaptada para estudos transversais e pela escala de Newcastle-Ottawa (NOS) para estudos de coorte. Os estudos foram classificados em: qualidade baixa, moderada e alta. Para fornecer evidência clínica, o tamanho do efeito dos sintomas de ansiedade e depressão foi calculado para cada estudo.

Resultados

As buscas iniciais nas bases de dados identificaram 581 estudos e, após a aplicação dos critérios de elegibilidade, seis estudos foram incluídos na revisão. Todos os estudos foram classificados como tendo qualidade moderada a alta e os tamanhos do efeito para os desfechos de ansiedade e depressão foram médios. As evidências indicaram que 100% dos estudos avaliados apresentaram mais sintomas de ansiedade e depressão em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação do que em seus pares com desenvolvimento típico. No nível individual, encontramos crianças com sintomas clínicos de ansiedade em 17-34% (transtorno do desenvolvimento da coordenação) e 0-23% (desenvolvimento típico) e de depressão em 9-15% (transtorno do desenvolvimento da coordenação) e 2-5% (desenvolvimento típico) das crianças.

Conclusões

Crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação apresentam maior risco de desenvolver sintomas de ansiedade e depressão do que seus pares com desenvolvimento típico.

Keywords
Developmental coordination disorder; Emotional health; Mental health; Anxiety; Depression

Palavras-chave
Transtorno do desenvolvimento da coordenação; Saúde emocional; Saúde mental; Ansiedade; Depressão

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