Acessibilidade / Reportar erro

Sarcopenia em crianças e adolescentes com doença hepática crônica Como citar este artigo: Rezende IF, Conceição-Machado ME, Souza VS, Santos EM, Silva LR. Sarcopenia in children and adolescents with chronic liver disease. J Pediatr (Rio J). 2020;96:439-46. , ☆☆ ☆☆ Study conducted at Complexo Hospitalar Professor Edgar Santos (C-HUPES), Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas; and Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, Salvador, BA, Brazil.

Resumo

Objetivo:

Investigar a ocorrência de sarcopenia em crianças e adolescentes com hepatopatias crônicas.

Métodos:

Série de casos, constituído por pacientes entre 6 e 19 anos, de ambos os sexos, acompanhados em ambulatórios de especialidade em hepatopatias. Foram feitas medidas de peso, altura, força muscular (avaliada pela força de preensão manual) e a massa muscular estimada a partir da absorciometria por dupla emissão de raios X. O diagnóstico de sarcopenia baseou-se na presença simultânea de déficit de massa muscular e de força muscular. Adotaram-se como déficit os valores abaixo da média para massa e força muscular da população estudada, segundo sexo. Realizou-se análise descritiva (média e desvio-padrão), bem como a diferença de médias com o teste do t de Student.

Resultados:

Foram estudados 85 pacientes, a maioria do sexo feminino (64,7%), com média de 11,7 (DP = 3,4) anos. A sarcopenia foi identificada em 40% dos pacientes, 54,1% apresentaram déficit de força muscular e 50,6% déficit de massa muscular. A média da massa muscular para o sexo masculino foi maior do que no feminino (6,07; DP = 1,22 kg/m2 vs 5,42; DP = 1,10 kg/m2; p = 0,016). No entanto, não houve diferença significante para força muscular com relação aos sexos (masculino = 0,85; DP = 0,52 kgf/kgm2 e feminino = 0,68; DP = 0,30 kgf/kgm2; p = 0,113).

Conclusão:

Os achados da pesquisa identificaram que a sarcopenia é uma condição presente em pacientes pediátricos atendidos em uma instituição pública de referência para doença hepática crônica.

PALAVRAS-CHAVE
Sarcopenia; Massa muscular; Força muscular; Hepatopatias; Crianças; Adolescentes

Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br