Jaime, PC |
Análise sistemática Até novembro de 2007 Escolas de Ensino Fundamental e Médio 18 Estudos EUA e Europa |
Política avaliada Maior eficácia na: - Implantação de recomendações e intervenções de preço - Regulamentação do acesso a alimentos e bebidas |
Algumas políticas foram efetivas na melhoria do ambiente alimentar e da dieta Pouca avaliação do impacto sobre o IMC |
São necessários mais estudos de longo prazo |
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2009 - Eficácia das políticas nutricionais escolares. |
Khambalia, A 2012- |
Análise sistemática de 1990-2010 8 estudos: 3 metanálises e 5 análises sistemáticas Todos em inglês
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Escolar
Análises que consideraram estudos individuais que examinaram intervenções comportamentais para a prevenção ou controle do sobrepeso ou da obesidade (AF, dieta ou ambos).
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As metanálises concluíram que as intervenções escolares contra a obesidade tiveram um efeito significativo, embora modesto, na redução do peso em ambientes escolares
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Poucas evidências. São necessários mais estudos de alta qualidade |
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Eficácia das intervenções escolares contra a obesidade |
Lobelo, F
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Análise Sistemática de 1965-2010 10 estudos América Latina |
Escolar Avaliou um resultado relacionado à obesidade (índice de massa corporal [IMC], peso, % de gordura corporal, circunferência da cintura, escore z de IMC). ‐ Comparativo (exposto x não exposto)
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A maioria das intervenções bem-sucedidas focou em: Prevenção Acompanhamentos mais longos Equipe multidisciplinar Menores limitações na execução 5/10 Resultados positivos |
Evidências suficientes para recomendar intervenções escolares para prevenir a obesidade entre jovens na América Latina.
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2013- Programas escolares destinados à prevenção e tratamento da obesidade |
Lavelle, H |
Análise sistemática e metanálise 1991-2010 43 estudos População ≤ 18 anos. Europa, EUA e Brasil |
Análise estratificada Apenas 26% de estudos de AF 7% apenas sobre educação 69% de intervenções de AF combinadas com nutrição |
Apenas a AF e/ou AF mais nutrição foram associadas a melhorias significativas no IMC |
As intervenções escolares que contêm um componente de atividade física poderão reduzir o IMC |
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2012- Eficácia de intervenções escolares para reduzir o IMC |
Metcalf |
Análise sistemática e metanálise 2003-2011 30 estudos 16 anos ou menos |
Ensaios clínicos controlados e randomizados ou ensaios clínicos controlados Estudos destinados a aumentar a atividade física de crianças/adolescentes. No mínimo quatro semanas |
Atividade física As intervenções não afetam os níveis gerais de atividade das crianças |
Fortes evidências de que as intervenções de atividade física tiveram apenas um pequeno efeito (cerca de 4 minutos a mais de caminhada ou corrida por dia) sobre os níveis gerais de atividade das crianças |
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2012-2013.
Eficácia da intervenção de atividade física em crianças |
Brown, T. |
Análise sistemática 38 ECR 13 do NICE 7 EN e AF |
Escolar Inclui apenas estudos que relatam um resultado de peso. Estudos com intervenção no estilo de vida (dieta, AF, dieta mais AF) |
As intervenções de atividade física poderão ajudar as crianças a manter um peso saudável Os resultados são incoerentes e de curto prazo. As intervenções de atividade física poderão ser mais bem‐sucedidas em crianças mais novas e em meninas. |
Usa resultados qualitativos e quantitativos A combinação de intervenção de AF e dieta tende a ser mais eficaz |
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2009 Intervenções com foco na mudança da ingestão alimentar e nos níveis de atividade física para prevenir a obesidade infantil
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Waters, E. |
Revisão e metanálise Estudos de caso-controle (randomizados ou não) No mínimo 12 semanas 55 estudos (37 metanálises) 6-12 anos |
Os estudos foram incluídos caso avaliassem intervenções, políticas ou programas em vigor por doze semanas ou mais |
Os programas foram eficazes na redução da adiposidade, embora nem todas as intervenções individuais tenham sido efetivas
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Fortes evidências para apoiar os efeitos benéficos de programas de prevenção da obesidade infantil sobre o IMC. Inclui recomendações e estratégias |
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2011 Revisão Cochrane |
Guerra, P.H |
Metanálise Publicados após 2000 33 artigos 6 a 18 anos |
ECR escolar sobre AF e EN Fez intervenções de AF e EN para crianças e adolescentes. Descreveu o resultado do IMC nos grupos de intervenção e de controle |
Não apresentou redução média estatisticamente significativa no IMC de crianças e adolescentes na população normal. Pouco efeito positivo foi observado ao incluir SP e OB |
São necessários mais estudos para fornecer uma estrutura efetiva a ser implementada no ambiente escolar. |
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2013 Intervenções escolares de atividade física e educação nutricional sobre o índice de massa corporal |