Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de uso de mídias interativas na primeira infância e desenvolvimento infantil: uma análise multicritério Como citar este artigo: Nobre JN, Vinolas Prat B, Santos JN, Santos LR, Pereira L, Guedes SC, et al. Quality of interactive media use in early childhood and child development: a multicriteria analysis. J Pediatr (Rio J). 2020;96:310-7. ,☆☆ ☆☆ O manuscrito é produto parcial da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação Saúde, Sociedade e Ambiente (SaSA), Diamantina, MG, Brasil.

Resumo

Objetivos:

(1) Elaborar um índice que possibilite mensurar a qualidade de uso de mídias interativas por crianças na primeira infância. (2) Verificar se há relação entre o índice e o desenvolvimento cognitivo, linguagem expressiva, motor fino e grosso.

Métodos:

Estudo quantitativo, transversal, exploratório, com 103 crianças de 24 a 42 meses avaliadas pela Bayley Scale of Infant and Toddler Development. Os critérios para o índice foram selecionados a partir da literatura: (1) uso de mídias pelos pais; (2) tempo de uso de mídia/dia; (3) tipo de mídia; (4) para que usa a mídia; (5) com quem usa a mídia (6) acompanhamento dos pais (limita tempo, conteúdo, interage durante); (7) objetivo do uso; (8) opinião dos pais sobre a mídia. Para a elaboração do índice multicritério foi aplicado o Multi-Attribute Utility Theory e para verificar a relação entre o índice e o desenvolvimento infantil a análise de Correlação de Spearman e Regressão Linear Simples (p ˂ 0,05).

Resultados:

O índice apresentou correlação positiva e significativa com o desenvolvimento infantil nos domínios: linguagem (r = 0,40, p < 0,001), cognitivo (r = 0,23, p = 0,04), motor fino (r = 0,22, p = 0,04). A análise de regressão linear simples demonstrou que o uso de mídias interativas explica 20% do desenvolvimento da linguagem (p < 0,001).

Conclusão:

O índice multicritério elaborado para verificar a qualidade das mídias interativas em crianças na primeira infância mostrou ter potencial para aplicação. Constatou-se a relação positiva e significativa entre a qualidade de uso de mídias interativas e o desenvolvimento infantil, principalmente para a linguagem.

PALAVRAS-CHAVE
Desenvolvimento infantil; Aplicativos Móveis; Qualidade

Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br