Acessibilidade / Reportar erro

Bases neurais e comportamentais do desenvolvimento emocional: lactentes com desenvolvimento típico e lactentes filhos de mães deprimidas e/ou ansiosas Como citar este artigo: Porto JA, Nunes ML, Nelson CA. Behavioral and neural correlates of emotional development: typically developing infants and infants of depressed and/or anxious mothers. J Pediatr (Rio J). 2016;92(3 Suppl 1):S14–22.

RESUMO

Objetivos:

Descrever os principais achados de estudos de correlação entre o comportamento e as bases neurais em relação ao processamento de emoções faciais durante o primeiro ano de vida de lactentes com desenvolvimento típico e lactentes de mães deprimidas e/ou ansiosas.

Fontes:

Análise abrangente e não sistemática da literatura de estudos sobre diferenças individuais no processamento de emoções faciais de neonatos e lactentes ao longo do primeiro ano de vida.

Resumo dos achados:

O estresse materno relacionado à depressão e ansiedade tem sido associado a alterações no processamento emocional e na alocação da atenção da prole. Estudos neurofisiológicos recentes utilizando electroencefalograma e potenciais relacionados a eventos começam a esclarecer os possíveis mecanismos inerentes a esses comportamentos.

Conclusões:

Lactentes filhos de mães deprimidas e/ou ansiosas têm maior risco de problemas de saúde física e mental durante toda vida. O avanço de estudos neurocomportamentais e a promoção de integração entre a pesquisa clínica e de desenvolvimento poderão contribuir para refinar as ferramentas de triagem, melhorar o tratamento e permitir intervenções de prevenção primária para crianças em risco.

PALAVRAS-CHAVE
Lactente; Mães Deprimidas; Ansiedade; Face; Emoção; Comportamento

Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br