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Associação entre estrutura familiar, nível de escolaridade e emprego da mãe com estilo de vida sedentário em crianças em idade escolar primária

OBJETIVO: Determinar a associação entre a estrutura familiar, o nível de escolaridade e emprego da mãe com o estilo de vida sedentário em crianças em idade escolar primária. MÉTODO: Foram obtidos os dados de 897 crianças com idade entre 6-12 anos. Foi utilizado um questionário para registrar as informações. O índice de massa corporal (IMC) foi determinado utilizando-se a definição específica para idade e sexo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças. As crianças foram classificadas como: peso normal (5º-85º percentil), risco de sobrepeso (percentil > 85º e < 95º), sobrepeso (percentil > 95º). Para análise neste estudo, sobrepeso foi definido como IMC igual ou acima do 85º percentil para cada sexo. As razões de chance ajustadas (RCs ajustadas) foram determinadas para inatividade física utilizando o modelo de regressão logística. RESULTADOS: A prevalência de sobrepeso foi de 40,7%, e estilo de vida sedentário, 57,2%. O percentual de famílias de pais separados foi de 23,5%. Aproximadamente 48,7% das mães apresentaram um nível de escolaridade não aceitável, e 38,8% eram mães que trabalhavam fora de casa. Os resultados do modelo de regressão logística mostram que o fato de viver em um ambiente familiar com pais separados (RCs ajustadas = 1,67; IC 95% = 1,04-2,66) está associado ao estilo de vida sedentário em crianças com sobrepeso. No grupo de crianças com peso normal, a análise de regressão logística mostra que viver em uma família com pais separados, com a mãe apresentando nível de escolaridade não aceitável e/ou trabalhando fora de casa, não eram fatores associados a estilo de vida sedentário. CONCLUSÃO: Morar com uma família de pais separados, mais do que ter um baixo nível de escolaridade materno e uma mãe que trabalha fora, parece estar associado a um estilo de vida sedentário em crianças com sobrepeso em idade escolar primária.

Obesidade; Antropometria; Infância; Estudos transversais


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