OBJETIVO:
conhecer a percepção de uma equipe de terapia intensiva neonatal sobre a avaliação e manejo dor antes e após uma intervenção educativa construída e implementada na unidade.
MÉTODOS:
estudo de intervenção desenvolvido na modalidade de pesquisa-ação, desenvolvido em três fases. Na 1ª fase, foi realizado um estudo quantitativo, para identificar como os profissionais percebiam o manejo da dor na unidade. Na 2ª fase, foi realizada uma intervenção educativa, utilizando o Grupo Operativo, que definiu estratégias a serem adotadas buscando melhorias na avaliação e manejo da dor. Na 3ª fase foi reaplicado o questionário inicial, para avaliar a percepção dos profissionais acerca do tema, após a intervenção. Foram incluídos todos os profissionais que atuam nos cuidados diretos aos recém-nascidos.
RESULTADOS:
a percepção dos profissionais acerca do manejo e da avaliação da dor na unidade mostrou diferença estatisticamente significante entre as duas fases da pesquisa, destacando-se o aumento na referência de frequência de avaliação e de utilização de algum método de alívio da dor em procedimentos, para a maioria dos procedimentos pesquisados. A participação na capacitação (uma das estratégias definidas pelo grupo operativo) foi referida por 86,4% dos profissionais. Estes referiram a utilização das escalas para avaliação da dor, estabelecidas no protocolo adotado no serviço após a intervenção, com frequência de 94,4%. Mudanças na avaliação e manejo da dor foram percebidas por 79,6% dos participantes.
CONCLUSÃO:
os profissionais envolvidos na intervenção educativa perceberam mudanças no manejo da dor na unidade e as relacionaram às estratégias definidas e implementadas pelo GO.
Dor; Analgesia; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Educação em saúde; Prática profissional