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Uso de disciplina física e verbal pelos pais: estudo transversal em bairros vulneráveis Como citar este artigo: Santos V, Silva PH, Gandolfi L. Parents' use of physical and verbal punishment: cross-sectional study in underprivileged neighborhoods. J Pediatr (Rio J). 2018;94:511-7. , ☆☆ ☆☆ Estudo feito na Universidade de Brasília (UnB), Faculdade de Medicina, Brasília, DF, Brasil.

Resumo

Objetivo:

Estimar a prevalência no último ano de crianças e adolescentes expostos a disciplinas físicas e verbais pelos pais e mães.

Metodologia:

Estudo transversal conduzido em dois bairros vulneráveis que possuem aproximadamente 80.000 habitantes. Amostragem complexa foi utilizada. As casas foram selecionadas por amostragem probabilística em duas fases. O número de 401 casas (erro amostral = 0,1) foi definido pela variância maximizada (p = 0,5). A amostragem por cluster permitiu obter o total de 33 cluster selecionados (erro amostral = 0.05). Usamos a versão brasileira do WorldSAFE Core Questionnaire para identificar disciplinas verbais moderadas, disciplinas verbais severas, disciplinas físicas moderadas e disciplinas físicas severas. O questionário pergunta a frequência que as mães (respondentes) e seus maridos/companheiros utilizaram táticas disciplinares especificas.

Resultados:

A média de idade das crianças e adolescentes foi de nove anos (DP: 4,5). A prevalência de disciplinas verbais severas foi de aproximadamente 37% (sendo 28,3% [95% CI: 23,4-33,3%] expostas a mais de três vezes no último ano). A prevalência disciplinas físicas severas foi de aproximadamente 30% (sendo 21,8% [CI: 18,2-25,4%] expostas mais de três vezes). Meninos tem maior chance de disciplinas físicas severas [OR: 1,56, p < 0,05]. Crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem e atrasos no desenvolvimento apresentam maior chance quando comparado com seus pares sem problemas. Crianças e adolescentes com problema crônico de saúde tiveram chance menor de disciplinas físicas severas (OR: 0,4; p < 0,05).

Conclusões:

Abuso paterno e materno está contido nas práticas cotidianas de educação nestes dois bairros vulneráveis.

PALAVRAS-CHAVE
Educação infantil; Parentalidade; Disciplina; Áreas de pobreza

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