Acessibilidade / Reportar erro

Os linfócitos T que expressam citocinas inflamatórias são subjacentes à persistência de proteinúria em crianças com síndrome nefrótica idiopática Como citar este artigo: Guimarães FT, Melo GE, Cordeiro TM, Feracin V, Vieira ER, Pereira WF, et al. T-lymphocyte-expressing inflammatory cytokines underlie persistence of proteinuria in children with idiopathic nephrotic syndrome. J Pediatr (Rio J). 2018;94:546-53.

Resumo

Objetivo

Há comprovação do importante papel das alterações no sistema imunológico no desencadeamento e manutenção da síndrome nefrótica idiopática (SNI). O objetivo deste estudo foi investigar a expressão das citocinas em populações de linfócitos de pacientes com SNI em comparação a indivíduos saudáveis e de acordo com a proteinúria.

Métodos

Este estudo transversal incluiu 44 pacientes com SNI e oito crianças saudáveis, pareados por idade e sexo (controles). Os pacientes foram subdivididos de acordo com a proteinúria: proteinúria persistente ou remissão parcial (PP ≥ 300 mg/24 h, n = 17) e proteinúria baixa ou remissão completa (PB < 300 mg/24 h, n = 27). A análise ex vivo de leucócitos no sangue periférico por citometria de fluxo foi feita utilizando marcadores de superfície para linfócitos T, TCD4, TCD8, células natural killer (NK), linfócitos NKT e B. As frequências das citocinas intracelulares foram analisadas nessas células.

Resultados

A frequência dos linfócitos B, células NK e células NKT foi menor em pacientes com SNI do que nos controles, ao passo que os pacientes com SNI apresentaram maior frequência de células CD4+fator de necrose tumoral (TNF)-α+ do que nos controles. Os linfócitos T citotóxicos que expressam interferon (IFN)-γ foram menores nos pacientes com SNI do que nos controles. Os pacientes com PP mostraram maiores frequências de linfócitos T CD4 que expressam IFN-γ e TNF-α que os controles. Os linfócitos CD8 que expressam TNF-α apresentaram aumento no grupo com PP, em comparação aos com PB e os controles, apesar de as células CD8+IFN-γ+ serem mais baixas nos pacientes com PB e nos controles.

Conclusão

Com relação ao nível de proteinúria, os pacientes com SNI apresentaram aumento na expressão de TNF-α nos linfócitos CD4 e expressão reduzida de IFN-γ nos linfócitos CD8. A persistência da proteinúria foi associada a maiores níveis de marcadores inflamatórios.

PALAVRAS-CHAVE
Síndrome nefrótica idiopática; Citocinas; Inflamação; Proteinúria; Resposta imune

Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br