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Efeito da atividade física programada sobre a composição corporal em escolares pós-púberes

OBJETIVO:

Verificar as modificações da composição corporal de escolares pós-púberes após a prática da atividade física programada durante um ano letivo.

MÉTODO:

Amostra composta de 386 alunos, divididos em dois grupos: estudo 195 e controle 191, entre 15 e 17 anos. O grupo estudo (GE) foi submetido a atividade física programada e o grupo controle (GC) a aulas convencionais de educação física. A composição corporal foi avaliada pelo índice de massa corporal (IMC), percentual de gordura (%G) e massa gorda (MG) e magra (MM).

RESULTADOS:

Foi possível observar um efeito positivo do programa de atividade física sobre a composição corporal no GE (p < 0,001) do grupo e da interação tempo x grupo em todas as variáveis analisadas em ambos os sexos. Foram observados reduções na %G (média das diferenças = -5,58%) e no perímetro da cintura (-2,33 cm) e aumento da MM (+2,05 kg) no GE em ambos os sexos. O contrário foi observado no GC.

CONCLUSÃO:

A prática de atividade física programada promove redução significativa de gordura corporal em escolares pós-púberes.

Atividade motora; Saúde escolar; Composição corporal; Sobrepeso; Obesidade


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