OBJETIVO: Analisar a produção científica entre 2001 e 2006 de estudos sobre a avaliação de crianças em situações de dor, focalizando a fase pré-escolar. FONTES DOS DADOS: Procedeu-se à busca de artigos empíricos indexados em base de dados eletrônica, por meio de um levantamento com as palavras-chave pain assessment e behavior e seus correspondentes em português. SÍNTESE DOS DADOS: Foram obtidos 33 artigos, dos quais 18 corresponderam a estudos sobre propriedades psicométricas de instrumentos de mensuração de dor, 11 abordaram a aplicação desses instrumentos e quatro estudos avaliaram procedimentos de intervenção para alívio de dor. CONCLUSÕES: Os resultados mostraram que a literatura mais recente sobre avaliação do comportamento de crianças na fase pré-escolar em situações de dor encontra-se orientada para a verificação das propriedades psicométricas de instrumentos de medidas. As escalas unidimensionais foram os instrumentos mais usados para avaliação de dor aguda, especialmente em situação de procedimento cirúrgico. Na avaliação de dor em crianças, o indicador de atividade facial e a dimensão da intensidade foram os mais utilizados. Em relação à avaliação de dor em populações especiais, observou-se um avanço relativo à avaliação de dor em crianças pré-verbais ou portadoras de necessidades especiais na fase pré-escolar.
Medição da dor; comportamento; pré-escolar