Harvey-Berino e Rourke1818 Harvey-Berino J, Rourke J. Obesity prevention in preschool Native-American children: a pilot study using home visiting. Obes Res. 2003;11:606-11. (2003): • ECCR, estudo-piloto • 16 semanas • EUA |
• PS: n = 20; OPPS: n = 19 • Mães de crianças entre nove meses e três anos • Comunidade indígena |
• Dois grupos receberam 11 sessões em casa • PS: apoio aos pais em geral. Discussões e conversas • OPPS: apoio aos pais com foco na obesidade. Melhoria das habilidades dos pais |
Questionário de Alimentação da Criança
• Práticas de alimentação restritivas • Autoeficácia |
+ NS |
Martín et al.1919 Martín JC, Máiquez ML, Rodrigo MJ, Correa AD, Rodríguez G. Evaluación del programa "Apoyo personal y familiar" para madres y padres en situación de riesgo psicosocial. Infancia y aprendizaje. 2004;27:437-45. (2004): • Ensaio clínico • Oito meses • Espanha • Programa de apoio pessoal e familiar [Programa de apoyo personal y familiar]
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• GI: n = 185; GC n = 155 • Mães de crianças até cinco anos • Serviços sociais |
• GI: 21 sessões em grupo com base em: vida cotidiana, problemas de desenvolvimento, situações que mudam a vida familiar, resolução de conflitos e resposta a situações difíceis. • Programa experimental, troca com outros pais • GC: sem intervenção, trabalho habitual |
Ação pessoal • Autoeficácia • Controle interno • Acordo conjugal • Dificuldade nos papéis |
+ + − + |
Ayala et al.2020 Ayala GX, Elder JP, Campbell NR, Arredondo E, Baquero B, Crespo NC, et al. Longitudinal intervention effects on parenting of the Aventuras para Niños study. Am J Prev Med. 2010;38:154-62. (2010): • ECCR • Sete meses • EUA • Aventuras para Niños [Aventuras para crianças]
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• Micro: n = 200; Macro: n = 214; Macro + Micro: n = 165; GC: n = 227 • Pais de crianças em idade pré-escolar • Escolas e pré-escolas |
• Micro: receberam a intervenção em casa • Macro: foco em mudanças de ambiente e físicas no envolvimento com a escola e a comunidade • Macro + micro: receberam a intervenção em casa e mudanças no ambiente • GC: sem intervenção, trabalho habitual • Apoio informativo, instrumental e emocional • Fornece materiais educacionais para melhorar estilos de vida saudáveis • Informações sobre dieta, tempo de TV e jogos ativos
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• Autoeficácia percebida • Controle de dieta e exercícios • Reforço da dieta e exercícios |
− NS NS |
Dekovic et al.2121 Deković M, Asscher JJ, Hermanns J, Reitz E, Prinzie P, Van Den Akker AL. Tracing changes in families who participated in the Home-Start Parenting Program: parental sense of competence as mechanism of change. Prev Sci. 2010;11:263-74. (2010): • Estudo quase-experimental • Países Baixos • Home-Start
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• GI: n = 66; GC: n = 58 • Mães de crianças com menos de seis anos • Centros Home-Start |
• GI: visitas domiciliares • Apoio informativo (ajudar a mãe a encontrar serviços comunitários), instrumental (serviço de babá) e emocional (ouvir os problemas da mãe) • GC: sem intervenção, trabalho habitual
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Índice da Escala de Parentalidade • Senso de competência Questionário de Parentalidade de Nijmegen • Apoio à parentalidade Inventário de Dimensões da Parentalidade • Disciplina inábil |
+ + + |
Davison et al.2222 Davison KK, Edmunds LS, Wyker BA, Young LM, Sarfoh VS, Sekhobo JP. Feasibility of increasing childhood outdoor play and decreasing television viewing through a family-based intervention in WIC, New York State, 2007-2008. Prev Chronic Dis. 2011;8:A54. (2011): • Estudo quase-experimental, piloto • EUA • Famílias ativas [Active families]
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• GI: n = 442; GC: n = 398 • Famílias com crianças entre dois e cinco anos • Clínica WIC
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• GI: calendários com informações sobre recursos locais para atividade física (eventos da comunidade, mapas, parques e parques infantis, custos e instalações) • GC: sem grupo de comparação equivalente, sem intervenção • O programa de Famílias Ativas é parte do programa de Mulheres, Neonatos e Crianças (WIC) que promove saúde e nutrição em famílias com crianças em idade pré-escolar. • Antes da intervenção, um grupo focal foi feito para estudar as percepções dos pais sobre locais para praticar esportes na comunidade
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• Pais confiantes nos limites da TV • Pais confiantes em incentivar a AF |
+ +/−
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Sweitzer et al.2323 Sweitzer SJ, Briley ME, Roberts-Gray C, Hoelscher DM, Harrist RB, Staskel DM, et al. Psychosocial outcomes of Lunch is in the Bag, a parent program for packing healthful lunches for preschool children. J Nutr Educ Behav. 2011;43:536-42. (2011): • Quase-experimental • Cinco semanas • EUA • Almoço na mochila [Lunch is in the bag]
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• GI: n = 81; GC: n = 51 • Pais de crianças entre três e cinco anos • Centros de atendimento |
• GI: atividades educacionais e motivacionais em comportamentos que apoiam refeições trazidas de casa. • Comunicação, currículo da classe e logística do horário de buscar a criança • Construir componentes de relações • GC: sem intervenção |
• Expectativas de resultado em cereais integrais • Normas subjetivas: frutas, cereais integrais e verduras • Controle percebido |
+ + − |
Kennett e Chislett2424 Kennett DJ, Chislett G. The benefits of an enhanced Nobody's Perfect Parenting Program for child welfare clients including non-custodial parents. Child Youth Serv Rev. 2012;34:2081-7. (2012): • Estudo quase-experimental, piloto • 12 semanas • Canadá • Programa de Parentalidade Ninguém é Perfeito [Nobody's Perfect]
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• GC*: n = 39; NC: n = 34 • Pais de crianças com menos de cinco anos • Comunidade |
• GC*: sessões informativas em grupo • Aprendizagem cooperativa: discussões em grupo, compartilhamento de pensamentos e experiências • Habilidades práticas • Atividades de resolução de problemas, aprendizagem e construção do conhecimento • Materiais educacionais • NC: não receberam o certificado porque não compareceram às sessões |
Escala de Senso de Competência dos Pais • Senso de eficácia • Senso de satisfação Escala de Eficácia dos Pais • Eficácia dos pais Escala de Desenvoltura dos Pais • Desenvoltura da parentalidade Escala de Interação entre Pais e Filhos • Parentalidade Afetiva/positiva • Parentalidade sem raiva/não punitiva • Eficácia na relação com a criança |
− − − + + − − |
Lohse et al.2525 Lohse B, Rifkin R, Arnold K, Least C. A digital program informs low-income caregivers of preschool-age children about family meals. J Nutr Educ Behav. 2012;44:256-61. (2012): • Intervenção de estudo descritiva • Programa atualmente disponível virtualmente • EUA • Hora de Comer é Hora da Família [Mealtime is Family Time]
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• GI: n = 147 • Pais de crianças entre dois e cinco anos • Centros de atendimento |
• GI: plataforma em website • 17 slides sobre: modelagem de papéis, dieta, comportamentos alimentares e de culinária, autonomia da criança e liderança dos pais • Dois grupos focais após a intervenção |
Alimentando Seu Filho. Grupo focal, transcrição e análise |
NA |
Østbye et al.2626 Østbye T, Krause KM, Stroo M, Lovelady CA, Evenson KR, Peterson BL, et al. Parent-focused change to prevent obesity in preschoolers: results from the KAN-DO study. Prev Med. 2012;55:188-95. (2012): • ECCR • Oito meses • EUA • Crianças e Adultos Agora – Vencendo a Obesidade! [Kids and Adults Now – Defeat Obesity!] |
• GI: n = 200; GC: n = 200 • Mães de crianças entre dois e cinco anos • Recrutadas após o parto |
• GI: receberam e-mails com informações, sessões de coaching de 20-30 minutos por telefone com técnicas de entrevista motivacionais, autoeficácia e barreiras à mudança e uma sessão em grupo semiestruturada para reforço nutricional • Informações e instruções em estilos e habilidades de parentalidade, gestão de estresse, comportamentos saudáveis, rotinas, ambiente domiciliar, modelagem de papéis e estilos de alimentação • GC: receberam uma carta por mês |
Índice de Estresse dos Pais • Competência dos pais |
− |
Willis et al.2727 Willis TA, George J, Hunt C, Roberts KP, Evans CE, Brown RE, et al. Combating child obesity: impact of HENRY on parenting and family lifestyle. Pediatr Obes. 2014;9:339-50. (2014): • Estudo intervencionista • Oito semanas • RU • HENRY
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• GI: n = 60 • Famílias de crianças em idade pré-escolar (média 3,32 DP = 4,04, 22% com menos de 12 meses) • Centros Infantis |
• GI: receberam diferentes sessões de tempo para a família e tempo para os pais • Tempo para a família: pais e crianças comem lanches saudáveis e jogam jogos ativos • Tempo para os pais: sessões em grupo que exploram tópicos dos pais (habilidades de parentalidade, tamanho das porções, atividade física e jogos) • Sessões com base no compartilhamento de ideias e em estratégias para apoiar as mudanças |
Medição da Autoação dos Pais • Autoeficácia dos pais • Estabelecimento de limites |
+ + |
Jurkowski et al.2828 Jurkowski JM, Lawson HA, Mills LL, Wilner PG, Davison KK. The empowerment of low-income parents engaged in a childhood obesity intervention. Fam Community Health. 2014;37:104-18. (2014): • Estudo-piloto • Seis semanas • EUA • Head Start
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• GI: n = 154 • Pais de crianças entre dois e cinco anos • Centros Head Start
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• GI: Os pais foram treinados como cofacilitadores do programa e conduziram sessões • As sessões incluíam: sessões de café familiares com um especialista em nutrição e seis sessões em grupo que abordaram as necessidades práticas dos pais |
• Autoeficácia dos pais: dieta, peso, TV
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+ /− |
Enebrink et al.2929 Enebrink P, Danneman M, Mattsson VB, Ulfsdotter M, Jalling C, Lindberg L. ABC for parents: pilot study of a universal 4-session program shows increased parenting skills, self-efficacy and child well-being. J Child Fam Stud. 2015;24:1917-31. (2015): • Estudo piloto • 4 sessões • Suécia • ABC para os pais
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• GI: n = 104 • Pais de crianças entre 2 e 12 anos (63,5% de 2 a 6 anos) • Centros de Atendimento |
• GI: receberam sessões em grupo sobre parentalidade positiva • Sessões psicoeducacionais e experimentais • Desempenho de papéis e discussão de situações • Acesso ao website |
Ferramenta para medir a autoeficácia dos pais • Empatia/Entendimento • Orientações • Regras/Disciplina • Autocompetência • Conhecimento/Experiência |
+ + + + + |
Leung et al.3030 Leung C, Tsang S, Heung K. The effectiveness of Healthy Start Home Visit Program cluster randomized controlled trial. RSWP. 2014;25:322-33. (2014): • ECCR • 20 sessões • Hong Kong • Programa de Visitas Domiciliares [Healthy Start]
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• GI: n = 84; GC: n = 107 • Pais de crianças em idade pré-escolar (média 3,77 DP = 0,72 anos no grupo de controle e 3,78 DP = 0,75 anos no grupo de intervenção) • Pré-escolas |
• GI: 20 sessões que abrangeram estratégias para promover o desenvolvimento da criança na saúde física, áreas cognitivas e psicossociais • Desempenho de papéis e minipalestras • Atividades a serem feitas com os filhos • Visitas domiciliares • Materiais educacionais • GC: conversas com os pais |
Índice de Estresse dos Pais • Estresse dos Pais Escala de Autoeficácia Geral • Autoeficácia Questionário de Apoio Social Funcional Duke-UNC • Apoio Social |
− − − |
Haines et al.3131 Haines J, Rifas-Shiman SL, Gross D, McDonald J, Kleinman K, Gillman MW. Randomized trial of a prevention intervention that embeds weight-related messages within a general parenting program. Obesity. 2016;24:191-9. (2016): • ECCR • Nove semanas • EUA • Pais e Filhos Juntos [Parents and Tots Together]
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• GI: n = 56; GC: n = 56 • Famílias com crianças entre dois e cinco anos • Centros de Saúde Comunitária |
• GI: intervenção para prevenção da obesidade com base familiar por meio de sessões em grupo • Material educacional • Manual e DVD • Lição de casa • GC: foram enviados materiais educacionais publicamente disponíveis sobre promoção da saúde |
Questionário de Parentalidade; Questionário de Cuidado da Criança Autoeficácia dos pais: • Confiança na parentalidade em geral • Práticas de parentalidade em geral: afetividade • Disciplina • Restrição de práticas de alimentação dos pais |
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Khowaja et al.3232 Khowaja Y, Karmaliani R, Hirani S, Khowaja AR, Rafique G, McFarlane J. A pilot study of a 6-week parenting program for mothers of pre-school children attending family health centers in Karachi, Pakistan. IJHPM. 2016;5:91-7. (2016): • Ensaio clínico, estudo piloto • Seis semanas • Paquistão
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• GI: n = 30; GC: n = 30 • Mães de crianças entre dois e cinco anos • Centros de saúde da família |
• GI e GC: discussão em grupo, autorreflexão, desempenho de papéis, vídeos • GI: sessões em grupo com foco em habilidades de parentalidade positiva com um guia de parentalidade • GC: educação de saúde para educação dos filhos no dia a dia e práticas de cuidado |
Escala de Parentalidade • Laxismo • Super-reatividade |
NS |