Acessibilidade / Reportar erro

RESENHA DE LIVRO

5ª edição do livro "General Thoracic Surgery" do dr. Thomas W. Shields

O único livro de Cirurgia Torácica Geral editado continuamente desde 1972 pelo prof. T.W. Shields, de Chicago, foi lançado recentemente na sua quinta versão (Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins). Em termos comparativos, a primeira edição de 1972 continha 1.006 páginas, 49 capítulos e 57 co-autores, enquanto a de 2000 tem 2.443 páginas, 213 colaboradores e 190 capítulos, dos quais 54 são novos, divididos em 29 seções. Para editar esta gigantesca obra, foram convidados como co-editores mais dois jovens cirurgiões torácicos, Joseph LoCicero, da Harvard Medical School, de Boston, e Ronald B. Ponn, da Yale University School of Medicine, de New Haven, Connecticut. Cirurgiões torácicos de todas as partes do mundo, inclusive do Brasil, colaboram nesta última edição do monumental livro do prof. Shields. São dois volumes, o primeiro com 1.591 páginas e o segundo com 852 páginas.

Todos os aspectos da cirurgia torácica foram abordados de forma elegante e precisa pelos co-autores, todos renomados professores universitários de grandes centros mundiais que contam com programas de treinamento de residentes, tanto sensu strictu como sensu latu. Os profissionais que lidam com os vários aspectos da caixa torácica, independente de sua área específica de atuação, podem beneficiar-se da leitura do capítulo de seu interesse. Por exemplo, nos capítulos referentes à imagenologia, a leitura vai desde a radiografia simples do tórax até a última palavra neste assunto, que é o PET (positron emission tomography), passando pela ressonância magnética e uso de radionucleídeos.

A cirurgia torácica videoassistida, recente aquisição do armamentarium do cirurgião torácico, foi muito bem abordada pelo dr. Robert J. McKenna, Jr. Na parte técnica, as ressecções pulmonares mais simples até as broncoplastias ou linfadenectomias e o transplante pulmonar contam com excelente descrição detalhada destes tipos de abordagem, incluindo desenhos que permitem a execução destas operações quando indicadas. O mediastino constitui uma atualização do livro do prof. Shields de 1991 e o capítulo da síndrome da veia cava superior é imperdível para quem deseja atualizar-se neste assunto. O capítulo 83, escrito por Jean Deslauries e Pierre LeBlanc, foi enriquecido pela descrição da cirurgia de redução de volume pulmonar e, como das vezes anteriores, é leitura obrigatória e repetida para a condução atual da doença bolhosa e do enfisema pulmonar.

Trezentos e sessenta páginas são dedicadas ao esôfago, uma saudável adição aos textos anteriores que pouco contemplavam este aspecto tão importante da cirurgia torácica. As referências bibliográficas, colocadas em ordem alfabética, são outra fonte de aprendizado na leitura adicional para aqueles que desejam aprofundar-se ainda mais tanto na parte histórica como na bibliografia recente.

Para finalizar, foi acrescentado um apêndice referente à bioestatística básica, escrito por Robert D. Stewart e Christian T. Campos. Nos dias atuais, é impossível uma leitura científica sem o conhecimento mínimo de estatística, inclusive para validar ou não os dados apresentados nos artigos científicos, e a descrição pelos autores acima facilita demais a compreensão dos tipos de testes estatísticos ordinariamente aplicados, aqui incluindo o qui-quadrado de Pearson e ainda os de Fisher, Mantel-Haenszel, t de Student e o teste U de Mann-Whitney.

Por todos estes méritos, achamos que o livro dos professores Shields, LoCicero e Ponn certamente fará parte da biblioteca de todos os profissionais que trabalham com a caixa torácica, incluindo clínicos, pneumologistas, radioterapeutas, anestesiologistas, oncologistas, gastroenterologistas e, sem dúvida, os cirurgiões torácicos de todo o mundo.

MANOEL XIMENES NETTO

Professor Livre-Docente, Chefe da Unidade de Cirurgia Torácica do Hospital de Base do Distrito Federal, Brasília, DF

E-mail: ximenes@cd-graf.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Ago 2003
  • Data do Fascículo
    Ago 2000
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Patologia, Laboratório de Poluição Atmosférica, Av. Dr. Arnaldo, 455, 01246-903 São Paulo SP Brazil, Tel: +55 11 3060-9281 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: jpneumo@terra.com.br