Acessibilidade / Reportar erro

Parâmetros do envelhecimento acelerado na predição da qualidade fisiológica e sanitária de sementes de cornichão (Lotus corniculatus L.)

Resumo:

O objetivo deste trabalho foi avaliar o teste de envelhecimento acelerado, com e sem solução de NaCl, na predição da qualidade fisiológica e sanitária de sementes de cornichão (Lotus corniculatus L.). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, foram utilizados dez lotes de sementes submetidos a três períodos de condicionamento (24, 48 e 72 h, a 41 ºC). A caracterização fisiológica dos lotes consistiu na determinação do teor de água (antes e depois do envelhecimento acelerado), germinação, primeira contagem de germinação, índice de velocidade de germinação, emergência de plântulas e teste de sanidade de sementes. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott, a 5% de probabilidade. As metodologias de envelhecimento acelerado com solução salina e solução saturada de NaCl, condicionadas por 48 h, correlacionaram-se com o teste de emergência de plântulas (0,52 e 0,69, respectivamente), permitindo a predição da qualidade fisiológica de sementes de cornichão. A utilização de solução saturada durante 48 h diminui a incidência de fungos. O método tradicional não é recomendado por proporcionar variação do teor de água entre as amostras, superior ao tolerável.

Termos para indexação:
fungo; germinação; solução salina; vigor

ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes Av. Juscelino Kubitschek, 1400 - 3° Andar, sala 31 - Centro,, CEP 86020-000 Londrina/PR - Londrina - PR - Brazil
E-mail: jss@abrates.org.br