Acessibilidade / Reportar erro

Do the previous crop and top-dressing nitrogen fertilization change the yield and physiological and sanitary quality of common bean seeds?

Resumo:

Objetivou-se avaliar o efeito do cultivo antecessor e da adubação nitrogenada em cobertura sobre a produtividade e qualidade fisiológica e sanitária de sementes de feijão-comum. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas foram representadas por três cultivos antecessores (milho exclusivo, milho + Urochloa ruziziensis e U. ruziziensis exclusiva), antecedendo o feijão. As subparcelas foram constituídas de doses de N (ureia) aplicadas em cobertura (0, 40, 80, 120 e 160 kg N.ha-1) quando o feijão estava com quatro folhas expandidas. Avaliou-se a qualidade fisiológica e sanitária das sementes por meio dos testes de germinação, primeira contagem, índice de velocidade de emergência, envelhecimento acelerado, emergência em campo e incidência de patógenos, além do teor de proteína bruta, massa de 100 e produtividade de sementes. Os fatores de estudo não interferiram na qualidade sanitária das sementes. Sobre palhada de U. ruziziensis, a maior produtividade de sementes foi obtida com a dose de N de 115 kg.ha-1, enquanto sobre as palhadas de milho exclusivo e do consórcio, o incremento de produtividade foi linear. O cultivo antecessor com U. ruziziensis, seja cultivada de forma exclusiva ou em consórcio com milho, proporciona maior qualidade fisiológica das sementes de feijão-comum, enquanto a adubação nitrogenada em cobertura não interfere na qualidade de sementes e na massa e teor de proteína das sementes.

Termos para indexação:
milho consorciado; Phaseolus vulgaris L.; vigor de sementes; Urochloa ruziziensis ; Zea mays L.

ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes Av. Juscelino Kubitschek, 1400 - 3° Andar, sala 31 - Centro,, CEP 86020-000 Londrina/PR - Londrina - PR - Brazil
E-mail: jss@abrates.org.br