Acessibilidade / Reportar erro

Eficiência portuária: análise das principais metodologias para o caso dos portos brasileiros

Port efficiency: analysis of the main approaches for the brazilian po

Sabendo que mais de 80% do comércio internacional brasileiro é realizado via marítima, o setor portuário assume uma importância indiscutível no processo de crescimento econômico nacional, inclusive como um fator de desenvolvimento sócio econômico no seu entorno. Dentro desse contexto, a necessidade de avaliar o desempenho portuário se torna essencial para assegurar a competitividade dos produtos nacionais em mercados externos. Neste artigo, são abordadas as duas principais metodologias de avaliação de eficiência portuária, em especial a Fronteira Estocástica e a Análise Envoltória de Dados. Serão levantadas evidências do desempenho das técnicas existentes e quais se adequam melhor para o caso da avaliação da eficiência portuária. A fronteira estocástica apresentou como principal vantagem o fato de comparar os resultados dos portos analisados com parâmetros técnicos ou normalizados, porém, só consegue analisar um produto por vez. A análise envoltória de dados, por sua vez, tem como vantagem a possibilidade de analisar múltiplos produtos, porém, com um número reduzido de dados amostrais.

portos; eficiência portuária; análise envoltória de dados; fronteira estocástica


Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Tecnologia - Pavilhão Rio Japurá - Setor Norte, Av. Gal Rodrigo Otávio, n. 3000, Coroado, CEP 69077-000, Tel.: (55 92) 3305-4613 | 3305-4607 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: editor.jtl@gmail.com