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Transporte coletivo: vibração de corpo-inteiro e conforto de passageiros, motoristas e cobradores

Resumo

A vibração de corpo-inteiro (VCI) está presente em diversos veículos, incluindo os ônibus urbanos. A exposição excessiva está associada ao risco de distúrbios na região lombar. Este estudo objetivou avaliar a exposição de condutores e passageiros à VCI. Foi empregada a ISO-2631-1997International Organization for Standardization. ISO 2631: Mechanical vibration and shock - Evaluation of human exposure to whole-body vibration - Part 1: General requirements. Draft International. (1997). Standard. Geneva. como norma de referência para avaliação, e nos limites ocupacionais da Diretiva Europeia (2002)Parlamento Europeu; Conselho da União Europeia. (2002). Directiva 2002/44/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de junho de 2002, relativa às prescrições mínimas de segurança e saúde respeitantes à exposição dos trabalhadores aos riscos devidos aos agentes físicos (vibrações) (décima sexta directiva especial na acepção do nº 1 do artigo 16 da Directiva 89/391/CEE). Jornal Oficial da União Europeia, n° L 177, 13-19.. Observou-se superação do nível de ação, segundo o método básico, nos três eixos, tanto para o cobrador como para o motorista do ônibus. A superação do nível limite, segundo método da quarta potência, ocorreu no eixo z, para cobrador e motorista, com valores de VDV de 36,28 ms-1,75 e de 39,71 ms-1,75, respectivamente. Para a realidade do passageiro, a situação no assento frontal do veículo, o valor observado da exposição à VCI, pelo método básico, foi considerado "um pouco desconfortável", enquanto que para o sentado na seção central, foi classificada como "desconfortável". Os valores médios das magnitudes de vibração, no método básico, eixo z, encontrados nos assentos dos passageiros e dos condutores são similares, sugerindo que o amortecimento do assento destes é inadequado. Os condutores estão expostos a níveis acima dos limites recomendados, e os passageiros têm viajado em situação desconfortável.

Palavras-chave:
Vibração de corpo-inteiro; Motoristas; Cobradores; Passageiros; Conforto

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