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Ônibus versus avião: determinantes da escolha entre modo de transporte

Coaches versus planes: determinants of choice between transportation modes

Resumos

Neste artigo, desenvolveu-se um conjunto de modelos que explicam a escolha racional entre viajar de ônibus ou de avião. Para realizar tais objetivos, utilizou-se um modelo básico de microeconomia, no qual o agente representativo ao tentar maximizar sua função utilidade deverá escolher um módulo de transporte para realizar a viagem que permite obter este resultado. Fez-se também a associação entre renda mínima para se viajar de avião e a distância a ser percorrida. Concluí-se que há uma relação negativa, isto é, conforme a distância a ser percorrida aumenta, o valor da renda mínima para se viajar de avião decresce. Tal fenômeno decorre, basicamente, da relação negativa entre preços relativos (valor da passagem aérea (R$/KM) sobre o da passagem rodoviária) em função da distância a ser percorrida. Isto é, conforme a distância da viagem aumenta, menor é o preço relativo acima definido. Entendendo renda mínima para se viajar de avião como uma restrição aos indivíduos, entende-se porque quanto maior a distância, maior é o número potencial de passageiros a utilizar avião: a renda mínima para usar este modo de transporte decresce em função da distância.

agente representativo; tempo de viagem; cesta padrão de bens; escolha racional; competição intermodal


In this paper it was elaborated a set of models to explain the rational choice between traveling by bus or airplane. It was used a basic model of microeconomics so the economic agent will choose the mode of transport that maximize his utility function. Moreover, it was estimated the relation between minimum income earned by the agent to travel by airplane and the distance to be traveled. It was found that there is an inverse relationship, as the distance to be traveled is increased the value of the minimum income is decreased. This phenomenon arises from the inverse relationship between relative prices and distance to be covered. Assuming the minimum income to travel by plane as a restriction on individuals, it was deduced that a greater distance increases the potential number of people using airplane, as well the minimum income to use this mode of transport decreases with greater distance.

representative agent; travel time; standard basket of goods; rational choice; intermodal competition


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2012

Histórico

  • Recebido
    09 Jun 2011
  • Aceito
    26 Jan 2012
  • Revisado
    14 Out 2011
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