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O transporte informal e seus efeitos no mundo em desenvolvimento: um estudo de caso de Addis Abeba, Etiópia

Este artigo avalia a situação atual do transporte rodoviário de passageiros em Addis Abeba, Etiópia, por meio de um estudo de caso do transporte de ônibus de long distância. Ênfase especial é dada à probabilidade, cobertura de área e de serviço da informalidade, e o efeito de operadores informais na indústria formal de transportes. O estudo mostra que a manifestação da informalidade no mercado de ônibus de longa distância é relativamente insignificante (em torno de 13%) quando comparado com ônibus pequenos e médios. O setor também serve 15 cidades como Mekele, Dire Dawa, Shashemene, Wolita Soddo, Jimma, Bahir Dar e Gonder Towns. Os efeitos mais relevantes dos operadores informais na indústria formal, e nos ônibus de longa distância em particular, são as taxas de crescimento acelerado dos acidentes, a falta de pagamentos de impostos e a direção acima dos limites de distância. A informalidade também acaba por levar os operadores legais para a ilegalidade. Assim, pode-se inferir que a taxa acelerada de informalidade torna-se uma ameaça aos operadores do setor formal em geral, e para o mercado de ônibus de longa distância em particular, em toda a nação e em países em desenvolvimento.

informalidade; operador formal; cobertura de área; cobertura de serviço; transporte urbano


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