Acessibilidade / Reportar erro

Congestionamento em aeroportos: há alguma saída para o caos?

Airport congestion: is there any way out of chaos?

Resumos

O presente artigo analisa a teoria da precificação do congestionamento, aplicada ao setor de transporte aéreo. Essa teoria consiste na aplicação de uma tarifação diferenciada em horários de pico, uma tentativa de distribuir os voos durante o dia, suavizando ou diminuindo o fluxo de aeronaves. Sugere-se que o congestionamento em aeroportos possa ser atenuado com a implantação da precificação do congestionamento atrelado à existência de transportes alternativos para os usuários deslocados, do bom funcionamento de um mercado de slots com ênfase num mercado secundário de slots.

congestionamento; gerenciamento do congestionamento; precificação do congestionamento


The present paper analyses the theory of congestion pricing which consists of differential charges in the peak hours, an attempt of distributing the flights during all the day and it decreasing the aircraft's flows. It suggests that airport congestion can be decreased with a implantation of: a congestion pricing system additionally with alternative means of transport for the users that were dislocated, a well-functioning of slots market with emphasis to a secondary market.

congestion; congestion management; congestion pricing


  • Alves, C. J. P. and Fraga, R. (2012) Capacidade do lado aéreo dos aeroportos brasileiros. Journal of Transport Literature, vol. 6, n.4.
  • Brueckner, J.K. (2009) Price vs quantity-based approaches to airport congestion management. Journal of Public Economics, vol. 93, pp. 681-690
  • Fukui, H. (2010) An Empirical analysis of airport slot trading in the United States. Transportation Research Part B, vol. 44 , pp. 330–357.
  • Fraga, R. e Oliveira, A. V. M. (2009) Distribuição de Slots em Aeroportos: A Experiência Internacional e a Concentração de Frequências de Vôo no Brasil. Journal of Transport Literature, vol. 3, n. 2, pp. 25-46.
  • Daniel, J. I., Harback, K.T. (2009) Pricing the major US hub airports. Journal of Urban Economics, vol. 66, pp. 33-56
  • Lacerda, S.M. (2006) Precificação de congestionamento e transporte coletivo urbano. BNDES Setorial, n. 23, p. 85-100
  • Melo Filho, C. R. (2009) Formas de Regulação Econômica e suas Implicações para a Eficiência Aeroportuária. Journal of Transport Literature, vol. 3, n. 1, pp. 96-110.
  • Oliveira, A. V. M. (2010) A Alocação de Slots em Aeroportos Congestionados e suas Consequências no Poder de Mercado das Companhias Aéreas. Journal of Transport Literature, vol. 4, n. 2, pp. 5-49.
  • Paiva, I. (2012) Como as conexões de passageiros nos aeroportos de São Paulo afetam as tarifas oferecidas ao paulistano. Journal of Transport Literature, vol. 6, n. 1.
  • Schank, J.L. (2005) Solving airside airport congestion: Why peak runway pricing is not working. Journal of Air Transport Management, vol. 11, pp. 417-425
  • Silva, L. N. (2010) O Mercado de "Slots" e a Concessão de Aeroportos à Iniciativa Privada: Caminhos Possíveis para o Setor Aéreo. Journal of Transport Literature, vol. 4, n. 1, pp. 49-80.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2012

Histórico

  • Recebido
    01 Maio 2011
  • Aceito
    26 Jan 2012
  • Revisado
    03 Jan 2012
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Tecnologia - Pavilhão Rio Japurá - Setor Norte, Av. Gal Rodrigo Otávio, n. 3000, Coroado, CEP 69077-000, Tel.: (55 92) 3305-4613 | 3305-4607 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: editor.jtl@gmail.com