O objetivo desta pesquisar é identificar quais os requisitos que os portos brasileiros precisam atender para se adequar às exigências do mercado internacional. Para atender a este objetivo esta pesquisa discute a evolução portuária a partir da lei de modernização de portos e a participação portuária no sistema de transporte brasileiro. Também discute-se as principais teorias de comércio internacional e teorias de estratégias competitivas, utilizando as contribuições de Adam Smith, David Ricardo, Michael Porter e Klaus Esser. A pesquisa faz uma análise comparativa dos principais portos da América Latina, identificando suas posições na classificação portuária de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento - UNCTAD, e faz um estudo de caso do Porto de Salvador, destacando aspectos como a organização logística e infraestrutura portuária identificando em qual geração portuária este porto se encontra a partir das orientações da UNCTAD. A pesquisa traz contribuições científicas com a revisão das teorias que tratam do comércio internacional e apresenta a posição dos portos da America latina em comparação entre eles.
UNCTAD; classificação de portos; Lei de Modernização Portuária