Acessibilidade / Reportar erro

O índice tornozelo-braço não reflete a funcionalidade da extremidade superior após cirurgia para o trauma vascular

OBJETIVOS:

Os vasos das extremidades superiores são frequentemente lesados em razão de acidentes. Nós pesquisamos a funcionalidade dos membros superiores com base nos resultados cirúrgicos, além do acompanhamento de lesões de outros órgãos e tecidos.

MÉTODOS:

Entre novembro de 2008 e dezembro de 2011, 26 pacientes foram encaminhados ao nosso serviço de emergência em razão de lesões vasculares traumáticas da extremidade superior, sendo avaliados retrospectivamente. O atendimento inicial aos pacientes, assim como os diagnósticos e as variedades de tratamento, foram avaliados. Após a alta hospitalar, os pacientes foram acompanhados pelo eco-Doppler e pelo índice tornozelo-braço.

RESULTADOS:

O tempo médio de seguimento foi de 33,5±10,8 meses. Durante o seguimento, os índices braquiais direito (1,05±0,09) e esquerdo (1,04±0,08) foram medidos. Na ultrassonografia Doppler, foi observada obstrução arterial em quatro pacientes. Devido à circulação colateral, o índice tornozelo-braço foi próximo do normal nesses pacientes; entretanto, eles apresentavam limitações funcionais dos membros superiores acometidos, para o trabalho diário.

CONCLUSÕES:

Traumas penetrantes são frequentemente observados em adultos jovens. Esses pacientes devem ser rapidamente tratados para que retornem ao seu trabalho. O planejamento do tratamento deve ser multidisciplinar, para abranger também as lesões de outros órgãos e tecidos. Nosso estudo mostrou que não há correlação entre o índice tornozelo-braço e a funcionalidade da extremidade superior, após cirurgia para o trauma vascular.

lesão arterial; trauma; membro superior; índice tornozelo-braço; abordagem multidisciplinar


Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br