Acessibilidade / Reportar erro

O ATEÍSMO NO PENSAMENTO POLÍTICO DE JOHN LOCKE* * Este texto faz parte de uma pesquisa mais ampla, financiada pelo CNPq. Sobre este texto, em particular, gostaria de agradecer a leitura generosa de Flávio Fontenelle Loque e dos pareceristas da Kriterion Revista de Filosofia.

RESUMO

A “Carta sobre a tolerância” de Locke tem uma questão que suscita polêmicas desde o século XVII: sua defesa da tolerância compromete na restrição aos ateus e católicos, o que atingiria a liberdade religiosa, um dos maiores valores da teoria liberal. Tomando como problemática central esta questão, o objetivo deste artigo é pensar esta tensão no pensamento político de Locke. Visando a colaborar com este debate, o texto está dividido em duas partes: na primeira, serão apresentados os vários sentidos do que Locke entende por ateu, em seus diferentes textos políticos; na segunda, será analisada a importância da religião no pensamento político lockiano.

Palavras-chave
Locke; ateísmo; tolerância

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha, CEP: 31270-301 Belo Horizonte MG - Brasil, Tel: (31) 3409-5025, Fax: (31) 3409-5041 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: kriterion@fafich.ufmg.br