Acessibilidade / Reportar erro

O ESPECTRO DO CO-IMUNISMO”: QUESTÕES CRÍTICAS ACERCA DAS PROPOSTAS DE SLOTERDIJK AO ANTROPOCENO** ** O presente trabalho foi realizado com apoio da CAPES - Código de financiamento 001.

“THE SPECTER OF CO-IMMUNISM”: CRITICAL QUESTIONS CONCERNING SLOTERDIJK’S PROPOSITIONS TO ANTHROPOCENE

RESUMO

Este artigo busca levantar algumas questões a respeito da proposta do filósofo alemão Peter Sloterdijk ao Antropoceno, termo em debate que define a época na qual o ser humano (ocidental e moderno, para autores como Déborah Danowski e Eduardo Viveiros de Castro) se configurou como um agente de transformação geológica e climática. O debate faz-se pertinente por conta da proximidade de Sloterdijk com nomes como Bruno Latour e Yuk Hui, autores que, de forma central ou tangencial, se debruçam sobre este problema. Neste artigo, começaremos trazendo alguns dos principais conceitos sloterdijkianos de sua obra recente (esfera, imunidade, homeotécnica) para, em seguida, analisar suas propostas de ‘paradigma homeotécnico’ e de ‘coimunismo’, levantando, ao fim, questões pertinentes às propostas mencionadas.

Palavras-chave:
Biopolítica; Comunidade; Ecologia; Esferas; Filosofia política; Imunidade

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha, CEP: 31270-301 Belo Horizonte MG - Brasil, Tel: (31) 3409-5025, Fax: (31) 3409-5041 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: kriterion@fafich.ufmg.br