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Kriterion: Revista de Filosofia, Volume: 65, Número: 157, Publicado: 2024
  • D’ALEMBERT E A VARÍOLA* Artigo Original

    Lemos, Fabiano

    Resumo em Português:

    RESUMO A ordem assumida na construção da Encyclopédie de Diderot e D’Alembert supõe um modelo normativo epistêmico que não apenas condiciona a formação do cânone como horizonte de referencialidade, mas, simultaneamente, produz um modo de administração político da vida, com consequências significativas para a relação entre o discurso canônico e a biopolítica iluministas. O artigo propõe uma análise desse duplo dispositivo normatizador, com seus impasses e estratégias complexas de enunciação, por meio da investigação dos nexos de continuidade entre a epistemologia da matemática desenvolvida por D’Alembert e sua polêmica posição em relação à inoculação, o tratamento preventivo contra a varíola disponível no século XVIII.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The order assumed in the construction of the Encyclopédie, edited by Diderot and D’Alembert, supposes an epistemic and normative model that not only conditions the formation of the canon as a referential horizon, but simultaneously produces a template for the political administration of life, with significant consequences for the relationship between canonical discourse and biopolitics within Enlightenment. The article proposes an analysis of this double normative device, with its impasses and complex strategies of enunciation, through the investigation of the nexuses of continuity between the epistemology of mathematics developed by D’Alembert and his controversial position regarding inoculation, the preventive treatment against smallpox available in the eighteenth century.
  • CASAMENTO E INTERNAÇÃO DA LIBIDO EM AGOSTINHO POR FOUCAULT* Artigo Original

    Silva Filho, Luiz Marcos da

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, examinarei “As confissões da carne”, de Foucault, como propósito de compreender primeiramente por que encontramos no cristianismo e especialmente na obra de Agostinho a mais avançada tecnologia matrimonial como uma instituição de internação do desejo e fundamental da sociedade. Em seguida, a partir da tese de que “As confissões da carne” podem ser apreciadas como um outro O Anti-Édipo, proporei que elas não são somente uma obra antipsicanalítica, mas também antiestruturalista, com o reconhecimento de que as sociedades judaico-cristãs não são reguladas pela parentalidade deduzida da proibição do incesto e sim por uma conjugalidade anterior à parentalidade e metafisicamente pré-incestuosa. Por fim, ensaiarei um experimento interpretativo de “As confissões da carne” para reconsiderar fundações teológicas do homem, em cotejo com o pseudo O Anti-Narciso, de Viveiros de Castro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, I will examine Foucault’s “The Confessions of the Flesh”, with the purpose of understanding firstly why we find in Christianity and especially in Augustine’s work the most advanced matrimonial technology as an institution of internment of desire and fundamental of society. Then, starting from the thesis that “The Confessions of the Flesh” can be appreciated as another Anti-Oedipus, I will propose that they are not only an anti-psychoanalytic work, but also an anti-structuralist one, with the recognition that Judeo-Christian societies are not regulated by parenting deduced from the prohibition of incest, but by a conjugality prior to parenthood and metaphysically pre-incestuous. Finally, I will rehearse an interpretive experiment of “The Confessions of the Flesh” to reconsider theological foundations of man, in comparison with The Pseudo Anti-Narcissus, by Viveiros de Castro.
  • A QUESTÃO DO “COMUM”, A ALTERIDADE NO “COMUM”* Artigo Original

    Furlan, Reinaldo

    Resumo em Português:

    RESUMO A questão do “comum” ganhou proeminência na fase atual do capitalismo, marcada pelo retrocesso do Estado de bem-estar social, a privatização de serviços essenciais à vida, e o agravamento da concentração de renda e das desigualdades sociais no mundo, concomitantes ao aumento exponencial da produção de bens e riquezas. Abordaremos a questão do “comum” a partir de duas referências atuais sobre o assunto, os pares Negri/ Hardt e Dardot/Laval, sobretudo a partir da crítica do segundo par ao primeiro. Mas iniciaremos a discussão com o filme “O Náufrago”, dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Tom Hanks, com o qual introduziremos as dimensões material e imaterial do “comum”. Destacaremos do filme a importância de outrem em nossas vidas e a questão da alteridade, cuja discussão faremos por meio dos pensamentos de Winnicott e Merleau-Ponty. Encerraremos procurando reunir as perspectivas da relação com o outro e do “comum”, desenvolvidas no artigo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The question of the “common” has earned prominence in capitalism’s current stage, marked by the regression of the welfare state, privatization of services essential to life, and aggravation of income concentration and social inequalities around the world, in tandem with the exponential increase in the production of goods and wealth. We will address the question of the “common” based on two current views on the subject, those of the pairs Negri/Hardt and Dardot/Laval, particularly regarding the latter pair’s critique of the former. But we will open the discussion with Robert Zemeckis’ film “Cast Away”, starred by Tom Hanks, with which we will introduce the material and immaterial dimensions of the “common”. We will highlight, about the film, the importance of others in our lives and the question of otherness, which we will discuss through the thoughts of Winnicott and Merleau-Ponty. Finally, we try to unite the two perspectives developed in the article, i.e., that of our relationships with others and that of the “common”.
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