Acessibilidade / Reportar erro

LEITURA NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE ALGUMAS PRÁTICAS

READING IN PRIMARY AND SECONDARY SCHOOL: REFLECTIONS ON SOME PRACTICES

LECTURE DANS LES ENSEIGNEMENTS FONDAMENTAL ET SECONDAIRE: RÉFLEXIONS SUR QUELQUES PRATIQUES

LECTURA EN LAS ENSEÑANZAS FUNDAMENTAL Y MEDIA: REFLEXIONES SOBRE ALGUNAS PRÁCTICAS

Resumo

Neste artigo, nosso objetivo é apresentar e discutir as concepções de leitura/letramento subjacentes às práticas de leitura/escrita propostas pelos/as professores/as em uma escola de Ensino Fundamental e Médio, localizada em Florianópolis. Para tanto, inicialmente é traçado um panorama das concepções de leitura/letramento que subsidiaram teoricamente a análise. A seguir, é apresentado o resultado da pesquisa com 40 contextualizações de atividades de leitura/escrita, elaboradas por professores/as e publicadas em uma revista da escola, cuja finalidade é a divulgação de textos produzidos por alunos/as. Após uma primeira análise, as atividades são divididas em dois grupos (leitura de literatura e outras práticas de letramento), os quais, em um segundo momento, são subdivididos em nove categorias, de acordo com os objetivos, procedimentos de leitura e diversidade de eventos de letramento. Esperamos, através da análise, dar a conhecer algumas práticas de uso da linguagem trabalhadas na escola e sua relação com as concepções de leitura e letramento.

Palavras-chave:
leitura; ensino-aprendizagem; letramento

Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br