Acessibilidade / Reportar erro

O DIREITO E O AVESSO DO DISCURSO CONTRA A PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA* * Este trabalho foi apresentado originalmente para a avaliacao da disciplina IntroduÁ„o t An-lise do Discurso, ministrada pelo Prof. Dr. Sirio Possenti no primeiro semestre de 2003 na UNICAMP.

THE TWO SIDES OF THE DISCOURSE AGAINST THE REFORM OF BRAZILIAN SOCIAL SECURITY

LE DROIT ET L’ENVERS DU DISCOURS CONTRE LA PROPOSITION DE RÉFORME DE LA PRÉVOYANCE SOCIALE

EL DERECHO Y EL OPUESTO DEL DISCURSO CONTRA LA PROPUESTA DE REFORMA DE LA PREVIDENCIA

Resumo

Neste texto, a formação discursiva (FD) contrária à proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo será analisada na interação com o seu avesso, ou seja, com a FD favorável à proposta de reforma, já que a identidade dos discursos se constrói na relação com o Outro. Para a realização da pesquisa, adoto a perspectiva teórico-metodológica da Análise do Discurso de linha francesa (AD), utilizando a noção de FD, além de recorrer, em alguns momentos, à paráfrase e ao efeito metafórico como estratégias para organizar os termos e enunciados em função das relações de sentido que se dão no interior das FDs. Quanto ao corpus selecionado, é composto de 81 enunciados, obtidos a partir da leitura de 30 cartas de leitores contrários à proposta de reforma publicadas pelos jornais O globo on line e Oestadao.com.br entre os dias 09/04 e 13/05/03.

Palavras-chave:
previdência social; formação discursiva; posicionamento; carta de leitor

Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br