Acessibilidade / Reportar erro

O ethos retórico híbrido

Resumo

Existem três escolas principais do estudo do ethos: a pragmático-discursiva; a interacionista simbólica, e a retórica. Este artigo tem como objetivo dar uma perspectiva abrangente e mais completa sobre o ethos retórico que pode ser útil para os usos contemporâneos da comunicação persuasiva, incluindo a comunicação de mídia, como publicidade ou comunicação de marketing. Começa por delinear os empregos conceituais que o ethos tem sofrido em diferentes disciplinas. Em seguida, enumera sumariamente as principais tradições retóricas. Por último, ele postula o ethos retórico como uma noção híbrida que inclui uma dimensão projetada e uma dimensão pretendida. Espera-se que esta distinção permita melhor prever a comunicação persuasiva para além do fórum/agora e seus diversos usos não-presenciais no século XXI.

Palavras-chave:
Ethos; Retórica; Ethos discursivo; Ethos projetado; Comunicação persuasiva; Comunicação de mídia

Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br