Acessibilidade / Reportar erro

"SOMOS TODXS CLÁUDIA": A LEGITIMAÇÃO DA VIOLÊNCIA PELO ESTADO* * Este texto faz parte do projeto de Pós-Doutorado A Marcha das Vadias nas redes sociais: efeitos de feminismo e mulher, financiado pela FAPESP (proc. nº 2013/16006-8), que tem como objetivo central analisar a formulação, a constituição e a circulação de um discurso sobre a mulher e o feminismo na contemporaneidade e no ciberespaço.

"All of us are Claudia": the legitimation of state violence

"Somos todxs Cláudia": la legitimación de la violencia por el Estado

Resumo:

Este texto, na perspectiva teórica da Análise de Discurso pecheutiana, analisa alguns posts publicados nas páginas do Facebook da Marcha das Vadias sobre o assassinato de Cláudia da Silva Ferreira após ter sido arrastada por uma viatura da Polícia Militar em 16 de março de 2014 no Rio de Janeiro. Mobilizando a noção de acontecimento discursivo, mostramos como se atualiza uma memória sobre o negro e a polícia no Brasil, colocando esta como culpada pelo assassinato da população negra e aquele como vítima da sociedade segregacionista. Explicitamos como nos posts há a tentativa de uma ruptura na violência produzida e legitimada pelo Estado.

Palavras-chave:
Negro; Polícia; Acontecimento discursivo

Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br