Acessibilidade / Reportar erro

DISCURSO PEDAGÓGICO ELETRÔNICO: OS MODOS DE INTERAÇÃO DISCURSIVA NA AULA VIRTUAL EM CONTRASTE COM A AULA PRESENCIAL

Resumo

O discurso eletrônico, em contextos de ensino-aprendizagem on-line, é entendido por muitos como análogo ao discurso de aula presencial. Tal analogia, contudo, não implica nem transparência nem equivalência, motivo pelo qual, neste ensaio, procuramos apontar e discutir as características do discurso didático electrônico nas modalidades mais freqüentes dos programas de ensino da web: os fóruns e os chats. Nessa discussão recorremos ao enfoque teóricometodológico da análise do discurso de orientação funcional-pragmática. Os fóruns mostram diferentes estruturas didáticas que variam significativamente entre si e e em relação a seus possíveis analogados presenciais, cumprindo diferentes funções didáticas, de acordo com as particularidades discursivas que são descritas e exemplificadas no presente trabalho. Com relação aos chats, as análises lingüístico-discursivas efetuadas mostram a dificuldade em se manter diálogos ordenados, nos quais se realizem intercâmbios comunicativo-compreensivos autênticos e profundos. Diferentemente dos diálogos de aula presencial, os chats requerem um cuidadoso plano, no qual o tutor deve ser capaz de antecipar os textos que os participantes escrevem.

Palavras-chave:
interação; aula; ensino; internet; fórum; bate-papo

Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br