Acessibilidade / Reportar erro

REPRESENTAÇÕES DE CONCEITOS DE LINGUAGEM, ENSINO E APRENDIZAGEM E DE PAPÉIS NO DISCURSO DE PROFESSORES DE INGLÊS RECÉM-FORMADOS* * A pesquisa relatada neste artigo foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob a orientação da Dra. Désirée Motta-Roth (UFSM-DLEM). Agradeço à professora e amiga Valéria Bortoluzzi (UFSM/UNIFRA) e aos pareceristas da Linguagem em (Discurso) pela leitura cuidadosa e pelas contribuições à versão final deste trabalho.

Representations of concepts of language, teaching and learning and of roles in the discourse of English teachers

Représentations de concepts de langage, d’enseignement et d’apprentissage et de rôles dans le discours de professeurs d’anglais récemment diplômés

Representaciones de conceptos de lenguaje, enseñanza y aprendizaje y de los papeles en el discurso de profesores de inglés recién licenciados

Resumo

Este artigo discute as representações de alunos recém-formados em Letras/Inglês acerca de suas concepções de linguagem, de ensino e aprendizagem e do curso universitário no qual completaram seus estudos. As representações reúnem o conhecimento construído pelos indivíduos e expressam o controle que eles têm sobre o mundo que os cerca (FAIRCLOUGH, 2003, p. 28). Desse modo, discuto o conjunto de significados construídos sócio-historicamente pelos professores de inglês em serviço. Para analisar tais representações, utilizo a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003) e a Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004). Embora tenhamos identificado algumas contradições conceituais que indicam que os professores estão em processo de “digestão” desses conceitos, a análise demonstra que os participantes, via de regra, são capazes de construir concepções contemporâneas de linguagem e de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave:
análise crítica do discurso; gramática sistêmico-funcional; formação de professores; representação

Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br