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DA CARTILHA AO E-MAIL E À PEÇA PUBLICITÁRIA: OS PORTADORES DE TEXTO MARCANDO A INCLUSÃO/ EXCLUSÃO DO SUJEITO NA ESCRITA

FROM SCHOOL READERS TO EMAILS TO ADS: TEXTUAL MEDIAS ESTABLISHING THE INCLUSION/EXCLUSION OF SUBJECTS FROM WRITING PRACTICES

DE L’ABÉCÉDAIRE AU COURRIEL ET À LA PIÈCE PUBLICITAIRE: LES PORTEURS DES TEXTES INDIQUANT L’INCLUSION/EXCLUSION DANS L’ÉCRITURE

DE LA CARTILLA AL E-MAIL Y LA PUBLICIDAD: LOS PORTADORES DE TEXTO MARCANDO LA INCLUSIÓN/ EXCLUSIÓN DEL SUJETO EN LA ESCRITA

Resumo

Nesse artigo, visamos discutir como a prática pedagógica de alfabetização está distante das necessidades de leitura e escrita do sujeito, que vive em contato com textos escritos dos mais variados gêneros, que está submetido a um verdadeiro bombardeio de gêneros textuais e que é, o tempo todo, convidado a ler e compreender o que lê. Para isso, recorreremos aos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de ‘linha’ francesa e às teorias do letramento para compreender o modo como a sociedade da informação reclama a familiaridade com vários portadores de texto na mesma medida em que a escola não dá conta de preencher tal demanda, gerando, assim, um furo sobre o qual queremos especular.

Palavras-chave:
discurso; letramento; leitura; escola

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