Acessibilidade / Reportar erro

“ENTRA BURRO; SAI LADRÃO” - O IMAGINÁRIO SOBRE A ESCOLA MATERIALIZADO NOS GENÉRICOS* * Trabalho realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

“YOU START STUPID; YOU END UP A THIEF”- THE IMAGERY ABOUT SCHOOL MATERIALIZED IN GENERICS

“À L’ENTRÉE, BORNÉ; A LA SORTIE, VOLEUR” - L’IMAGINAIRE SUR L’ÉCOLE MATERIALISE DANS LES GENERIQUES

“ENTRA BURRO; SAI LADRÃO” - EL IMAGINARIO SOBRE LA ESCUELA MATERIALIZADO EN LOS GENÉRICOS

Resumo

Nosso objetivo neste trabalho é analisar parte do imaginário social sobre a Escola no Brasil. Pretendemos, em particular, investigar uma fórmula genérica, “Entra burro; sai ladrão”, por ser em lugares discursivos como esse (onde se incluem também “slogans”, provérbios e máximas) que se condensam formações discursivas específicas a respeito de como o sujeito coletivo representa a instituição escolar. Partimos do princípio de que o genérico funciona como um mandamento que faz o sujeito “gozar”, ao ocupar uma posição ideologicamente definida. Pretendemos, ainda, relacionar os resultados obtidos na análise com as representações que são construídas sobre a Escola. Do ponto de vista teórico, procuraremos descrever como a memória se atualiza, tanto no discurso oficial, quanto no imaginário popular, naturalizando sentidos. Um dos aspectos importantes de estudos desse tipo é que se trata de abordar os discursos e, portanto, o “conhecimento” dos próprios usuários do sistema escolar.

Palavras-chave:
discurso; imaginário; escola; estudante

Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br