Acessibilidade / Reportar erro

CANÇÃO POPULAR E ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: O GÊNERO CANÇÃO NOS PARÂMETROS CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA

POPULAR SONG AND THE TEACHING OF NATIVE LANGUAGE: THE GENRE ‘SONG’ IN THE PCNS (PORTUGUESE CURRICULAR PARAMETERS)

CHANSON POPULAIRE ET ENSEIGNEMENT DE LA LANGUE MATERNELLE: LE GENRE CHANSON SELON LES PARAMÈTRES CURRICULAIRES DE LA LANGUE PORTUGAISE

CANCIÓN POPULAR Y LA ENSEÑANZA DE LA LENGUA MATERNA: EL GÉNERO CANCIÓN EN LOS PARÁMETROS CURRICULARES DE LENGUA PORTUGUESA.

Resumo

Utilizando a linha de Análise do Discurso desenvolvida por Dominique Maingueneau, este trabalho pretende investigar o lugar da canção no discurso pedagógico oficial. Tomamos como seu representante aqui os Parâmetros Curriculares Nacionais (ensino fundamental de língua portuguesa no Brasil). Analisando tal texto, procuraremos responder as seguintes questões: a) Qual o lugar da canção no contexto de categorias construídas no âmbito do discurso científico, mas retomadas pelo discurso pedagógico oficial, como “oral” e “escrita” e “literário” e “não-literário”? b) Partindo da hipótese de que o discurso pedagógico relativo ao ensino do português ainda mantém fortes relações com o discurso e a teoria literários, como estão consideradas aí as diferenças, as semelhanças e as relações entre a poesia e a canção? c) Um é tomado como variante do outro, ou são tidos como gêneros diferentes? d) Como aparece a canção nesse contexto?

Palavras-chave:
discurso; canção; literatura; discurso pedagógico; discurso científico

Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br