Acessibilidade / Reportar erro

IDEOLOGIA E FILIAÇÕES DE SENTIDO NO ESCOLA SEM PARTIDO* * Este estudo é resultado de pesquisas e discussões realizadas no Grupo de Estudos Pecheutianos (GEP).

IDEOLOGY AND MEANING AFFILIATIONS AT ESCOLA SEM PARTIDO

IDEOLOGÍA Y FILIACIONES DE SENTIDO EN EL ESCOLA SEM PARTIDO

Resumo

O Projeto de Lei nº 193 Escola Sem Partido, proposto no Senado em 2016, visa a defender leis contra o abuso da liberdade de ensinar, chamando de doutrinação ideológica ao que os professores estariam fazendo em sala de aula. Diante do embate sobre o Projeto e demais que vêm sendo propostos nas casas legislativas do país, chama a atenção o modo como ideologia é tratada no texto da lei, em contraponto ao que se entende por neutralidade científica e política. Considerando, portanto, que a proposta não estaria dissociada da práxis social, este estudo objetiva analisar, pelos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha pecheutiana, como o Projeto nº 193 se articula à conjuntura atual e como estabelece filiações de sentido a discussões sobre ideologia de outros momentos da história.

Palavras-chave:
Escola Sem Partido; Ideologia; Neutralidade; Prática política

Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br