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GÊNEROS TEXTUAIS E LIVRO DIDÁTICO: DA TEORIA À PRÁTICA

GENRES AND TEXTBOOKS: FROM THEORY TO PRAXIS

GENRES TEXTUELS ET LIVRE DIDACTIQUE: DE LA THÉORIE VERS LA PRATIQUE

GÉNEROS TEXTUALES Y LIBRO DIDÁCTICO: DE LA TEORÍA A LA PRÁCTICA

Resumo

O objetivo do artigo em pauta é investigar um quadro significativo da transposição didática da teoria dos gêneros textuais, a partir da análise de um capítulo do livro “Português: linguagens” (CEREJA; MAGALHÃES, 2004), cujo objeto de trabalho é o gênero “crítica”. Os critérios de análise foram estabelecidos a partir da leitura do manual do professor que acompanha o livro didático, e, nele, os autores explicitam que as atividades propostas para os capítulos de “produção textual” são embasadas na teoria de gêneros bakhtiniana. Para apreender o tratamento didático que os autores dão à produção textual - considerando que o capítulo em análise constitui um conjunto de atividades centrado em um gênero textual -, fundamentamos a análise na abordagem teórica do interacionismo sócio-discursivo (BRONCKART, 2003) e nas pesquisas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre seqüências didáticas centradas em gêneros textuais.

Palavras-chave:
gênero textual; livro didático; seqüência didática; crítica

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