Tabela 1
Análise Quantitativa de Processos na Dissertação
Exemplo 1: INTRODUÇÃO
Material
De modo geral, o que nos despertou interesse em pesquisar o assunto foi o fato de que a falta de competência leitora dos alunos da educação pública é uma realidade nas instituições de ensino do país e, de forma mais particular, por ser este um problema que também atinge o desempenho dos alunos da escola em que trabalhamos. (p. 13)
Mental
Dentre as diversas possibilidades para a elaboração da proposta de intervenção, conforme a necessidade e o contexto de nossa pesquisa, optamos pela proposta de projetos pedagógicos de leitura e de escrita de Lopes-Rossi (2008), pois acreditamos, assim como a autora, que, para haver um maior desenvolvimento no processo da leitura e produção de texto, é preciso que os discentes compreendam o funcionamento da língua e, para isso, o estudo dos gêneros discursivos é uma grande possibilidade de ensino de LP. (p. 15)
Verbal
Discutimos, também, sobre a origem e características das fábulas e sua função social, histórica e cultural. (p. 19)
Exemplo 2: FUNDAMENTAÇÃO
Material
Nela, é importante investigarmos se o leitor é capaz de [citação direta com recuo] (p. 47)
Mental Verbal
Acreditamos que a leitura, na escola, precisa ser pautada nas duas últimas concepções, na interação leitor-texto e na perspectiva discursiva, pois é pressuposto que elas são necessárias à abordagem adequada da leitura na sala de aula, uma vez que, nessas concepções, adotam-se os aspectos essenciais do texto, do leitor e do contexto discursivo em que o autor e o leitor estão inseridos a partir da análise integrada desses aspectos. [...] Por isso, também não descartamos as demais teorias, mas aproveitamos os seus benefícios condensados nessas duas teorias que aqui defendemos. (p. 57-58)
Exemplo 3: METODOLOGIA
Material
Partindo desse esclarecimento sobre o tipo de pesquisa que realizamos, passamos à descrição do contexto no qual a pesquisa foi desenvolvida. (p. 98)
Mental
Quanto à pesquisa qualitativa e às suas contribuições na formação docente, acreditamos, assim como Vasconcelos (2002), que a adoção desse tipo de pesquisa proporciona, ao professor, um saber mais reflexivo e analítico dos dados. (p. 94)
Verbal
Outro problema que podemos destacar foi a falta de estrutura física do local para a realização das atividades.
Exemplo 4: ANÁLISE
Material
Fizemos apenas dois encontros com o objetivo de estudar os efeitos de sentido dos elementos linguísticos dos textos, mas essas atividades foram feitas em grupo e não desenvolvemos um momento em que o aluno pudesse refletir sobre essas questões individualmente e depois socializar suas impressões. (p. 165)
Mental
Segundo Ohuschi (2013, p. 162), percebemos responsividade ativa expansiva de explicação, quando há “resposta imediata do parceiro da situação de interação, com marcas de reflexão, explicitando compreensão ativa”. (p. 145)
Verbal
Ambos não fazem uma reflexão crítica das questões sociais dispostas no texto, mas demonstram uma compreensão parcial dos sentidos do texto, por isso classificamos como responsividade silenciosa de compreensão, na qual, segundo Ohuschi (2013, p. 162), “o parceiro revela tentativas de compreensão, encontrando-se em processo de internalização (VYGOTSKY, 1988)”. (p. 149)
Exemplo 5: CONCLUSÃO
Material
A pesquisa também colaborou, significativamente, para nossa formação como professora, uma vez que identificamos os aspectos positivos do trabalho com os gêneros discursivos em uma perspectiva sócio-histórica da linguagem e a possibilidade de desenvolver a responsividade discente e aspectos negativos, quando não elaboramos questões que estimulavam a responsividade ativa dos discentes. (p. 178)
Verbal Mental Verbal
Quanto às limitações da pesquisa, ressaltamos que a elaboração de algumas questões da atividade de leitura final da proposta de intervenção, tais como, quarta, sétima e oitava questões, não oportunizaram a compreensão do texto como objetivávamos e, por esse motivo, é possível que talvez tenham dificultado a responsividade ativa dos todos os alunos, uma vez que a maioria evidenciou responsividade passiva de compreensão. Diante disso, sugerimos a reformulação das questões. (p. 178)