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CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA BAHIA* * Os exemplos utilizados neste trabalho bem como algumas das reflexões aqui presentes constam na monografia “Construção Identitária do Povo Baiano na Campanha Publicitária do Governo do Estado em 2002”, escrita por Pedro Paulo Procópio Ferreira, sob minha orientação, e apresentada ao Curso de Especialização em Jornalismo Cultural do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE. Agradeço a Pedro Paulo a oportunidade de mais uma vez refletir sobre esse corpus.

IDENTITY CONSTRUCTION OF BAHIA

LA CONSTRUCTION IDENTITAIRE DANS LA BAHIA

CONSTRUCCIÓN IDENTITARIA DE BAHIA

Resumo

Neste artigo, focalizamos a relação entre linguagem e construção de identidade. Com base em ferramentas teóricas e metodológicas da Análise do Discurso, analisamos as estratégias lingüístico-discursivas usadas pelo governo baiano em sua campanha publicitária de 2002, cuja assinatura anunciava: “Bahia um estado de espírito, um Estado de vanguarda”. Nessa campanha, a Bahia é representada através de três matrizes discursivas básicas: lugar de beleza natural incomparável; terra de gente alegre, festiva e trabalhadora e local onde o desenvolvimento acontece por meio das parcerias estabelecidas entre governo do Estado e empresariado. A partir da análise do ethos dos atores discursivos postos em cena (governo, empresários e trabalhadores), bem como da seleção verbal e lexical, apontamos aspectos relativos a como se arquiteta, na mídia, a construção da identidade baiana.

Palavras-chave:
identidade; propaganda; Bahia; discurso

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