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ARGUMENTUM AD ANTIQUINOVITATEM COMO ESTRATÉGIA DA PERSUASÃO NOSTÁLGICA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO

ARGUMENTUM AD ANTIQUINOVITATEM AS STRATEGY OF NOSTALGIC PERSUASION IN ADVERTISING DISCOURSE

ARGUMENTUM AD ANTIQUINOVITATEM COMO ESTRATEGIA DE LA PERSUASIÓN NOSTÁLGICA EN EL DISCURSO PUBLICITARIO

Resumo

O discurso publicitário é uma das principais manifestações de linguagem na atualidade. Meu principal objetivo com este artigo é demonstrar como a publicidade se vale de estratégias de persuasão na promoção de produtos e instituições, mobilizando a memória e a nostalgia. Metodologicamente, faço uma análise discursiva de vídeos publicitários institucionais do campo educacional e do campo automobilístico. Analiso três vídeos disponíveis na plataforma YouTube. A partir da análise, assevero que o discurso publicitário constrói, por meio de estratégias retóricas, um processo que chamo de persuasão nostálgica, mesclando palavras e imagens e conectando o novo em coexistência com o passado. A principal estratégia retórico-textual utilizada neste processo é o argumentum ad antiquinovitatem.

Palavras-chave:
Discurso Publicitário; Persuasão; Memória; Nostalgia

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