Acessibilidade / Reportar erro

REVISITANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: TEORIA, PRÁTICA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

RE-THINKING THE TRAINING OF FIRST LANGUAGE TEACHERS: THEORY, PRACTICE AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES

RÉVISITANT LA FORMATION DE PROFESSEURS DE LANGUE MATERNELLE: THÉORIE, PRATIQUE ET CONSTRUCTION D’IDENTITÉS

REEXAMINANDO LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE L1: TEORÍA, PRÁCTICA Y CONSTRUCCIÓN DE IDENTIDADES

Resumo

Este artigo revisita a formação de professores de língua materna, questionando a relação teoria e prática, a partir de um olhar sobre as grades curriculares de cursos de licenciatura em Letras. Discutimos os vários sentidos atribuídos à teoria e como são construídas algumas formas de identidade pedagógica. Nossa tese é a de que uma prática reflexiva, crítica, não pode se construir à margem dos saberes de referência. Para tanto, exemplificamos esse nosso argumento com relação ao ensino da língua escrita e a construção de um produtor, autor de seu próprio texto.

Palavras-chave:
teoria; prática; identidade; formação de professor; língua materna

Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br