Acessibilidade / Reportar erro

A DEMANDA DO OUTRO E O IMAGINÁRIO: A PUBLICIDADE DA PEPSI EM SITES SOBRE PROPAGANDA

The Demand of the Other and the Imaginary: Pepsi Advertisements on Sites about Advertising

La demanda del otro y lo imaginario: publicidad de Pepsi en sitios sobre publicidad

Resumo

Este artigo tem o objetivo de mostrar como os sites Brainstorm9 e Geek publicitário produzem e fazem circular sentidos sobre propagandas da Pepsi, particularmente no tocante à demanda do sujeito e ao imaginário sobre a Pepsi e o sujeito-consumidor. Para isto, foram mobilizados conceitos da Psicanálise em sua interface com a Análise de Discurso pecheutiana. A análise do corpus não resultou diretamente da análise das propagandas, mas da imagem que os comentários dos sites criam destas. Concluiu-se que há um roteiro pré-definido pelo posicionamento da marca pelo qual o sujeito deve trilhar permanecendo apenas na demanda e calando o desejo.

Palavras-chave:
Propaganda; Demanda; Sujeito; Análise do Discurso; Psicanálise

Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br