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Os estágios de aprendizagem da escritura pela criança: uma nova leitura para um antigo tema

Las etapas de adquisición de la escritura por el niño: una nueva lectura para un antiguo tema

Children's writing acquisition stages: a new reading of an old theme

Les stages d'acquisition de l'écriture par l'enfant: une nouvelle lecture pour un ancien sujet

RESUMO Este trabalho faz uma revisão dos estágios de aquisição da escrita à luz da Linguística Aplicada, e fornece uma alternativa diversa dos conhecidos estágios ferreirianos, muito utilizados pelo professor alfabetizador. Para tal, lanço mão de achados e conclusões fornecidos pelos estudos de aquisição da escrita, de orientação fonológica (ABAURRE, 1998, 1999; CAGLIARI, 1992a, 1992b, 1998), bem como de estudos de aquisição da linguagem que evidenciam o papel do molde silábico no processo aquisicional (McNEILAGE; DAVIS, 1990). São utilizados, como corpora, os registros da pesquisa de campo e experimental realizada ao longo do ano letivo de 2006, com 20 crianças de escolas públicas da cidade de Salvador, em cinco encontros periódicos individuais de produção escrita. Tais produções me permitem concluir que o percurso da aquisição da escrita inicia-se com a ausência de relação grafo-fônica, passando por uma série de etapas cíclicas de relações som/letra, até atingirem as relações ortográficas, cuja dependência som/grafia é superada.

Escrita; fonologia; aquisição; alfabetização; estágios


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