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ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE A INVISIBILIDADE NA ESCOLA

NINE-YEAR ELEMENTARY EDUCATION: A DISCURSIVE VIEW ON THE INVISIBILITY AT SCHOOL

EDUCACIÓN PRIMARIA DE NUEVE AÑOS: UNA MIRADA DISCURSIVA SOBRE LA INVISIBILIDAD EN LA ESCUELA

Resumo

Este texto trata da Política do Ensino Fundamental de 9 anos (EF9A) instituída pela Lei 11.274/2006. Objetivou-se analisar discursivamente a Política do EF9A; compreender a escola como lugar da/para a criança; apresentar reflexões e subsídios teóricos que contribuam com os profissionais do ciclo alfabetizador/anos iniciais. A hipótese é que a política do EF9A pode configurar-se como potencializadora de um processo de transformação da escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e de campo, com abordagem dialética. Os sujeitos foram professores do ciclo alfabetizador de quatro Municípios da região AMUREL/SC. O dispositivo teórico-analítico é o da Análise de Discurso de linha francesa e autores da Educação que discutem a organização didático-pedagógica dos anos iniciais. Os resultados sinalizam a Lei 11.274/06 e as orientações pedagógicas decorrentes (2007) potências não só para superar a invisibilidade das crianças como também para reconfigurar a escola, se incorporada pelos sujeitos (professores/equipe pedagógica) e materializada na práxis.

Palavras-chave:
Escola; Ciclo alfabetizador; Ensino de 9 anos; Análise de Discurso; Criança/infância

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