(1) Bom e isso é uma parte d/ da adolescência, mas é claro que a gente não tem ... só isso claro que tem aquelas pessoas que sabem aproveitar (sabe) aquelas pessoas que tão sempre contando... com a mãe... com o pai com a família... que é/ com o namorado claro mas o namorado também acho que (não) tem que ser tudo na vida a gente tem que... saber ter amigos saber aproveitar... Ir numa balada não precisa beber tudo que tem na balada... bebe o:: tem/ o:: tanto que você acha que você vai aguentar... o tanto que você acha que vai ser legal para Você se divertir não para você passar mal.../porque o bom de uma balada não é você beber e depois sair vomitando e ficar... né todo mundo lá te olhando feio tal... (inint.) o legal é você beber pra ficar alegre... pra brincar não pra ficar estúpido com ninguém e tal... (Penhavel, 2010, p. 62).
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
(2) A importância de estudar Geografia [[SbT mínimo 1]] Nas últimas décadas é possível notar um avanço significativo no que se refere ao setor educacional do Brasil, que de forma satisfatória vem melhorando a qualidade do ensino das escolas, dos professores e dos alunos, tendo em vista a relevância que a educação proporciona para a sociedade. Nesse contexto é importante destacar o papel da Geografia, pois sabemos que tempos atrás a Geografia não possuía certo valor ou não era tão estudada e considerada como importante, assim como o Português e a Matemática. Concomitante a esse processo de transformação na educação, a Geografia também vem mudando, tornando-se, assim, um componente curricular primordial da educação básica, na medida que permite aos educandos a leitura da vida e do espaço enquanto sujeitos atuantes na sociedade e no espaço. Desse modo, torna-se imprescindível o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. [[SbT mínimo 2]] Nessa perspectiva, Callai (2005) propõe uma reflexão acerca da leitura do mundo ao qual estamos inseridos e que modificamos constantemente, uma vez que uma forma de fazer a leitura do mundo é por meio da leitura do espaço, o qual traz em si todas as marcas da vida dos indivíduos. Nesse sentido, é importante compreender que a leitura do mundo ultrapassa a representação cartográfica (embora seja de grande relevância), mas esta deve ser feita considerando o espaço vivido, construído cotidianamente a partir do sentimento de pertencimento ao lugar, de uma identidade cultural; entender também que essa leitura inerente ao espaço é resultado de uma interação social, cultural, política e econômica, expressa diariamente. Ou seja, a Geografia é a grande facilitadora para a leitura de mundo do indivíduo. [[SbT mínimo 3]] Quando coloca em questão o mundo globalizado em que vivemos, o acesso e a velocidade com que se tem acesso às informações, entende-se que apenas ler e escrever não são suficientes na busca da construção do conhecimento escolar. É preciso possibilitar aos alunos o entendimento do espaço ao qual estão inseridos. Assim sendo, surge a relevância da Geografia na escola, com seu papel de permitir o entendimento do mundo pelos educandos dos anos iniciais do ensino fundamental. [[SbT mínimo 4]] Não se buscará superestimar a Geografia escolar perante as outras disciplinas, mas compreender o caráter próprio que a ela tem no cotidiano escolar, que é de permitir ao aluno a partir da leitura do espaço, ler sua própria história. Sendo assim, a Geografia ajuda a criança a se encontrar no mundo, fazendo com que ela possa compreender a sociedade, demonstrando, dessa forma, a importância do seu ensino desde os anos iniciais e nos fazendo enxergar que ela precisa ser ensinada aos alunos tanto quanto o Português e a Matemática (A importância de estudar Geografia, 2016).
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33
(3) Nas últimas décadas é possível notar um avanço significativo no que se refere ao setor educacional do Brasil, que de forma satisfatória vem melhorando a qualidade das escolas, professores e alunos, tendo em vista a relevância que a Educação proporciona para a sociedade. Nesse contexto é importante destacar o papel da Geografia, pois, sabemos que em tempos atrás a Geografia não possuía um certo valor ou não era tão estudada e considerada como importante assim como Português e Matemática. Concomitante a esse processo de transformação na Educação, a Geografia vem mudando também, tornando-se assim um componente curricular primordial na Educação Básica, permitindo de certa forma aos educandos a leitura da vida e do espaço, enquanto sujeitos atuantes na sociedade e no espaço. Desse modo torna-se imprescindível o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental (A importância de estudar Geografia, 2016).
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
(4) Não se buscará superestimar a Geografia escolar perante as outras disciplinas, mas compreender o caráter próprio que a Geografia tem no cotidiano escolar de permitir a partir da leitura do espaço, ler sua própria história. Sendo assim, a Geografia ajuda a criança a se encontrar no mundo, fazendo com que ela possa compreender a sociedade, nos mostrando dessa forma a importância do ensino da Geografia desde os anos iniciais e nos fazendo enxergar que ela precisa ser ensinada aos alunos tanto quanto Português e Matemática. (A importância de estudar Geografia, 2016).
1 2 3 4 5 6 7 8
(5a) Todos somos sabedores que a qualidade da educação brasileira é no mínimo duvidosa, pondo em cheque aquilo que mais se prega em uma sociedade, a igualdade de direitos, isso em relação aqueles que são menos favorecidos por suas condições econômicas, visto que, aqueles que têm essas condições frequentam escolas particulares. Vejo que a reforma proposta pelo governo, visa em sua essência a melhoria da qualidade de nossa. No tocante a ela analisaremos o que chamamos de “Mediotec” que é a proposta do ensino médio já estar integrado a uma formação técnica profissionalizante, fazendo com que os alunos já saiam da escola preparados para a vida profissional. /É uma proposta muito bonita e que funciona perfeitamente, mas somente no papel. É claro aos olhos de qualquer cidadão brasileiro que não existe mercado para novos profissionais./ Uma pesquisa recente do IBGE confirma essa visão, atualmente quase 12 milhões de brasileiros estão desempregados, e se os trabalhadores que já estão no mercado de trabalho estão sendo demitidos, onde os novos, formados pelo Mediotec serão inseridos? É uma pergunta de resposta óbvia, eles ficarão a margem do mercado, sem oportunidades de colocar a sua formação profissional em prática (Brasil, a pátria educadora?, 2016).
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17
(5b) Todos somos sabedores que a qualidade da educação brasileira é no mínimo duvidosa, pondo em cheque aquilo que mais se prega em uma sociedade, a igualdade de direitos, isso em relação aqueles que são menos favorecidos por suas condições econômicas, visto que, aqueles que têm essas condições frequentam escolas particulares. Vejo que a reforma proposta pelo governo, visa em sua essência a melhoria da qualidade de nossa educação. No tocante a ela analisaremos o que chamamos de “Mediotec” que é a proposta de o ensino médio já estar integrado a uma formação técnica profissionalizante, fazendo com que os alunos já saiam da escola preparados para a vida profissional. É uma proposta muito bonita e que funciona perfeitamente, mas somente no papel. É claro aos olhos de qualquer cidadão brasileiro que não existe mercado para novos profissionais. Uma pesquisa recente do IBGE confirma essa visão, atualmente quase 12 milhões de brasileiros estão desempregados, e se os trabalhadores que já estão no mercado de trabalho estão sendo demitidos, onde os novos, formados pelo Mediotec serão inseridos? É uma pergunta de resposta óbvia, eles ficarão a margem do mercado, sem oportunidades de colocar a sua formação profissional em prática (Brasil, a pátria educadora?, 2016).
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17