Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE MULTIMODAL DE DISCURSOS EM POSTAGENS DO INSTAGRAM PARA A SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO

MULTIMODAL ANALYSIS OF DISCOURSES IN INSTAGRAM POSTS FOR WORLD BREASTFEEDING WEEK

ANÁLISIS MULTIMODAL DE DISCURSOS EN PUBLICACIONES DE INSTAGRAM PARA LA SEMANA MUNDIAL DE LA LACTANCIA MATERNA

Resumo

Analisam-se neste artigo três postagens sobre aleitamento materno na rede social Instagram, elaboradas por profissionais de saúde que atendem ao público materno-infantil entre 2019 e 2021 durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Para tanto recorreu-se à análise multimodal de discursos (Jewitt, 2001; O’Halloran, 2009, 2011) com suporte da gramática do design visual (Kress; Van Leeuwen, 1996), bem como à compreensão discursiva de Van Dijk (1985, 2022) e à teoria da valoração (White, 2001, 2015). As evidências sugerem ser possível identificar nas postagens que os perfis de profissionais da saúde recorrem ao afeto e aos conhecimentos laicos para promover a prática do desmame, enquanto postagens que defendem o aleitamento usam a cientificidade e os dados demográficos em sua construção discursiva.

Palavras-chave:
Amamentação; Análise multimodal; Desmame

Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br